Para o consumidor que vai sair de casa nesta sexta-feira (27) pensando em aproveitar as promoções da Black Friday é bom saber que esta deve ser um evento histórico. Não só por ser a primeira sexta-feira de descontos a ser realizada num ambiente tão complicado para o comércio, com as limitações causadas pela pandemia do coronavírus, como por ser a maior em volume de vendas já realizada no Brasil. É o que se espera.
A maioria dos shoppings da Região Metropolitana do Recife irão funcionar em horário ampliado. No RioMar, a partir das 6h abrem as lojas âncoras e de departamentos, seguidas pelas demais (lojas satélites e quiosques) abrindo a partir das 8h. Praça de alimentação, restaurantes e boulevards começam às 10 h. Todas as operações do RioMar só serão encerradas às 23 h.
Os shoppings Recife, Plaza, Patteo Olinda, Costa Dourada e Guararapes também abrem suas lojas âncoras às 6h. Tacaruna e Boa Vista às 7h e o North Way, em Paulista, começa às 8h. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), informou que as lojas do Centro do Recife são livres para estabelecer os horários de funcionamento. É importante lembrar que todo o comércio, tanto os dos shoppings como o de lojas de rua, vai seguir os protocolos de segurança determinados pelas autoridades de saúde, com medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel para o público e a exigência do uso da máscara.
INTENÇÃO DE COMPRAS
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 61% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras na Black Friday esse ano, um crescimento de 24% em relação ao ano passado. Entre os que vão aproveitar a sexta-feira de descontos, 63% justificaram dizendo que este é um momento oportuno para comprar produtos que estão precisando com preços mais baixos. Um terço dos consumidores disseram que pretendem adquirir mais produtos do que em 2019 (34%), ao passo em que 29% querem comprar um número menor de itens e 23% a mesma quantidade.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou que apesar da Black Friday 2020 acontecer em um cenário adverso, o consumidor permanece atento às promoções. “A Black Friday é a oportunidade para a população aproveitar as ofertas e garantir os presentes de fim de ano num período tão difícil para a economia”, afirmou Costa.
A expectativa de aumento das vendas também aparece na pesquisa feita com consumidores pernambucanos. A sondagem inédita, realizada pela Fecomércio-PE e Sebrae, entre os dias 18 e 19 deste mês, com 918 entrevistados, apontou que 49,7% dos consumidores no estado pretendem comprar na Black Friday deste ano. O economista da Fecomércio, Rafael Ramos, fala da evolução da importância da data para o comércio. “Comparada com outras datas como Dia dos Pais e Dia das Mães, um índice de quase 50% de intenção de compras ainda não é alto. Mas a Black Friday é a data do varejo que mais cresceu na última década. Ele já aparece aqui em Pernambuco à frente do Dia das Crianças que, este ano, teve um índice de intenção de compras de 38,5%”.
Ramos observou ainda que a Black Friday tem características próprias, como a grande demanda pelas compras on line que inda não “pegou” por aqui. “Em Pernambuco, a população ainda não tem uma educação digital ampla, o que faz com que a tradição de ir às lojas físicas ainda seja muito forte”, afirmou. Com quase metade dos pernambucanos disposta a comprar, o cenário é positivo para o comércio, em comparação aos meses anteriores, com possibilidades de reversão da queda do varejo em 2020, resumiu Rafael Ramos.
Assim espera a empresária Kaline Alcântara. À frente da loja de moda infantil Bitsy, com lojas no Shopping Recife e no Bairro do Parnamirim, ela está aplicando descontos que podem chegar a 60%. “O shopping diluiu a campanha de Black Friday por toda a semana, uma decisão acertada. Em cinco dias o incremento nas minhas vendas já é de 90% do que eu consegui na Black do ano passado. Para um ano de pandemia, está dentro da minha expectativa”, diz a comerciante.
A designer de acessórios de moda, Juana Moura, afirma que não dá para ficar fora da Black Friday. “Comecei com os descontos desde o início do mês e já percebi um aumento gigante no movimento, em torno de 40%. Tem clientes que só compram neste período do ano para aproveitar os descontos de até 70%. A Black, no meu segmento, só perde como data para o Dia das Mães”, afirmou.
DIREITOS
A advogada especializada em direito do consumidor, Flávia Presgrave Bruzdzensky, rebate a ideia que alguns consumidores têm de que produtos oferecidos na Black Friday não tem a mesma garantia de quando são vendidos fora de promoção. “A garantia é a mesma. O que acontece no Brasil é que alguns fornecedores dizem que você não pode fazer a troca de produtos em promoção. Mas, claro, se a mercadoria vier com defeito, com peças faltando, ele pode ser sim substituído por outro ou ter o valor de compra devolvido”.
Flavia menciona ainda o “direito de arrependimento” para compras feita pela internet. “Para uma compra feita sem visualização da mercadoria, o consumidor pode desistir em até 7 dias depois do produto recebido, e pedir ressarcimento”. Flávia Presgrave aconselha ainda que, em caso de problemas, o comprador deve buscar inicialmente a solução administrativa, tentar resolver com a própria loja ou plataforma de vendas on line, antes de partir para a judicialização.
Os órgãos de defesa do consumidor também montaram esquemas especiais para esta sexta-feira. O Procon Recife vai funcionar em horário ampliado, das 8h às 17h. As reclamações devem ser enviadas por e-mail (procon@recife.pe.gov.br) ou pelas redes sociais do órgão de defesa do consumidor (Instagram e Facebook). Já o Procon estadual vai realizar pesquisas no comércio comparando o preço atual aos levantados no início do mês, para constatar se os descontos praticados são reais ou não. No ano passado, o Procon autuou duas lojas no Recife. Reclamações podem ser feitas através do 0800.282.1512.
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