Depois de enfrentar um ano difícil em 2020, as cervejarias se preparam para mais um exercício complicado em 2021. Se no ano passado, que ainda teve Carnaval, as vendas caíram, agora a situação é ainda mais adversa, sem a principal festa do ano para o setor e com vários Estados promovendo quarentena em pleno Verão por conta da covid-19. Diante do cenário, a expectativa é de que o resultado do primeiro trimestre seja de queda. Nesta quinta-feira (6), a Ambev vai anunciar o balanço dos primeiros meses do ano.
- Preço da cerveja disparou em 2020 e vai continuar pesando no bolso este ano
- Após registrar prejuízo em 2020, Heineken prevê demissão de 8 mil funcionários
- Sem feriado de Carnaval, Pernambuco perderá R$ 500 milhões em fevereiro
De acordo com o Sindicato da Indústria da Cerveja (Sindcerv), que representa a Ambev e a Heineken, alguns fatores estão contribuindo para a queda no consumo da bebida. Um deles é a perda de renda dos brasileiros, provocada pelo desemprego e pela redução do valor do Auxílio Emergencial de R$ 600 em 2020 para R$ 150 este ano. Além disso, a necessidade do fechamento de bares e restaurantes em vários Estados, por conta segunda onda da pandemia também encolhe o consumo. Os bares e restaurantes nem chegam a representar o maior volume de vendas, em comparação com os supermercados, mas é o canal onde está a maior margem de lucro.
No caso das cervejarias artesanais, o impacto da quarentena é ainda maior, porque representa o principal canal de vendas das empresas. Em Pernambuco, algumas cervejarias que não iam muito bem chegaram a fechar porque não resistiram aos impactos da crise econômica trazida pela covid-19.
HEINEKEN
No último dia 21, a subsidiária brasileira da Heineken divulgou os resultados da companhia no primeiro trimestre. Os volumes caíram 5%, puxado pelo fraco desempenho das marcas econômicas, que caíram 25%. Além disso, o recuo no segmento de refrigerantes também contribuiu para anular em 18% o resultado da Heineken.
A Ambev, que no ano passado conseguiu crescer mesmo com a crise, graças a uma estratégia de vendas que incluiu sua plataforma de vendas Zé Delivery, estimava um resultado positivo no primeiro trimestre mesmo sem o Carnaval, mas já estava revendo a previsão. Agora é observar o resultado da companhia.