Chegou a chance dos ógãos públicos fazerem um programa de eficiência energética nas suas instalações e com uma parte dos recursos bancados pelo governo federal. A Eletrobras, por meio do Procel, lançou o edital da Chamada Pública do Procel – Eficiência Energética no Setor Público - , que vai disponibilizar até R$ 67,5 milhões para serem empregados em projetos de eficiência energética de edificações públicas federais, estaduais e municipais. A implantação de um projeto deste tipo implica, geralmente, numa redução da conta de energia.
>> Hospital da Mulher do Recife vai ter usina de energia solar e economizar na conta de luz
As inscrições terão início no dia 1º de setembro. Nesta quinta-feira (26), será realizado um
workshop on-line gratuito para esclarecer dúvidas dos interessados das 14h às 16h. No evento, destinado, a agentes do setor público e a consultores do mercado de eficiência energética, serão apresentadas a chamada pública, seus objetivos, quem são os candidatos elegíveis, quais as regras, as fases, o cronograma, a modelagem de propostas técnicas, os critérios de seleção e o modelo da capacitação.
Os programas de eficiência energética podem incluir desde a troca de lâmpadas, por outras mais eficientes, até a troca dos sistemas de refrigeração por outros mais modernos, que gastem menos energia. Os interessados poderão se inscrever até o dia 26 de novembro deste ano e terão até o dia 30 de novembro próximo para fazer o upload de todos os documentos que devem constar nas propostas a serem apresentadas. A previsão é de que o resutado da concorrência seja publicado em março de 2022.