Confira como fica a nova fase do Plano de Convivência contra a covid-19 a partir desta segunda (30)

Uma das mudanças previstas é a possibilidade de solicitar a liberação de eventos-teste com até 1,2 mil pessoas
O momento é de testar como funcionam os eventos, numa preparação par as festas de fim de ano e Carnaval Foto: DIVULGAÇÃO


Atualizada às 19h58

Pernambuco entra a partir desta segunda-feira (30) em uma nova fase do Plano de Convivência com a covid-19. A principal mudança desta vez é a flexibilização das regras para o setor de eventos. Os realizadores poderão solicitar a liberação de eventos-teste, com a presença de até 1,2 mil pessoas. O pleito do setor foi atendido pelo governo, diante da necessidade de divulgar os eventos com antecedência e iniciar a venda de ingressos. Além do setor de eventos, algumas atividades econômicas terão novas regras relativas à capacidade de público e distanciamento, enquanto outras não tiveram mudança. 

Pela nova regra, os eventos-teste em setembro poderão ter até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade total do local do evento. A liberação não leva em conta apenas a quantidade de pessoas. Para a realização dos eventos também será necessário que as pessoas estejam vacinadas e testadas. A proporção é a seguinte: 80% dos ingressos serão vendidos para as pessoas que já tomaram a 2ª dose da vacina (contados a partir de 15 dias da aplicação) e para quem tomou dose única. Os 20% restantes serão destinados a pessoas que tomaram a 1ª dose e que apresentarem teste antígeno contra a covid-19, realizado 24 horas antes do evento, negativo. 

Volta dos torcedores 

A nova fase do Plano de Convivência também conta com a volta dos torcedores aos eventos, mas o futebol profissional terá que esperar um pouco mais, porque ainda não foi liberado. Dessa forma, a partida entre Brasil e Peru, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na Arena de Pernambuco, não contará com público. Também houve aumento da capacidade em eventos corporativos e sociais, e em colações de grau, aulas da saudade e cultos ecumênicos.

 

Veja o que muda e o que continua a partir desta segunda (30)

O que muda:

Eventos culturais e shows - Liberada a solicitação para eventos-teste de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em setembro/2021. Público sentado e com obrigatoriedade de uso de máscara, quando não estiver consumindo comida ou bebida. Necessário controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% da venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização. Os eventos-teste poderão ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 0h da madrugada.

Eventos esportivos – Fica permitida a presença de torcida, até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em competições esportivas, com exceção do futebol profissional.

Eventos corporativos - A capacidade subirá para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.
Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.

Eventos sociais/Buffet - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à 0h da madrugada, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Deve haver monitoramento de convidados após o evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé.
Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico - A capacidade sobe para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos. Continuam funcionando em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

O que continua

Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes) – Permanecem com 70% da capacidade do local. Funcionam, das 5h à meia-noite, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados. É permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Além disso, podem mesas com até dez pessoas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco disse que, nos bares e restaurantes do Estado, permanece o distanciamento de 1 metro e meio entre as mesas. Já as atividades que tiveram o distanciamento diminuído para 1 metro, desde 09 de agosto deste ano, foram as seguintes: salão de beleza, clínicas, colação de grau/aula saudade/culto ecumênico, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas, parques temáticos, cinemas, teatros e circos.

Academias e similares – Permanecem funcionando em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a manutenção da capacidade de 50% nos aparelhos de cárdio.

Feiras de negócios - Permanecem funcionando em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste domingo (29), 231 casos da covid-19. Entre os confirmados, 11 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 220 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 606.670 casos confirmados da doença, sendo 53.231 graves e 553.439 leves.

Também foram confirmados laboratorialmente cinco novos óbitos (3 masculinos e 2 feminino), ocorridos entre os dias 14 de abril e 22 de agosto. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Bezerros (1), Itapetim (1), Jatobá (2), São José da Coroa Grande (1). Com isso, o Estado totaliza 19.364 mortes pela doença. Os pacientes tinham idades entre 46 e 79 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 60 a 69 (1), 70 a 79 (3).

O boletim registra ainda um total de 538.278 pacientes recuperados da doença. Destes, 31.602 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 506.676 eram casos leves.

Vacinação

Pernambuco já aplicou 7.857.268 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população. Desse total, 2.429.691 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 2.256.700 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 172.991 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Com relação apenas às primeiras doses, foram 5.427.577 aplicações.

TAGS
covid-19 eventos Google Destaques Serviço
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory