A falta de componentes eletrônicos segue afetando a indústria automotiva. De acordo com dados da Fenabrave, entidade que reúne os revendedores de veículos zero-quilômetro, o desempenho na venda de automóveis e utilitários leves foi fraco em agosto.
Foram registrados 158.514 emplacamentos dessas duas categorias, o que representa queda em relação a julho (-2,39%) e redução ainda maior na comparação com o agosto do ano passado (-8,65%).
- Produção de automóveis tem nova queda no Brasil pela falta de semicondutores. Estoques são os menores em 20 anos
- Veja carros de luxo recebidos pela PRF do DF estimados em R$ 2 milhões
- Inmetro terá laboratório de teste de baterias para carros elétricos
- Compesa promove leilão virtual de automóveis. Veja detalhes
No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o resultado ainda é positivo, com 1,33 milhão de veículos leves licenciados e crescimento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2020.
A expectativa é que até final do ano o acumulado chegue a 2,1 milhões de automóveis e comerciais leves novos vendidos.
DIVISÃO POR MARCAS NO BRASIL
A Fiat dominou o mercado nacional em agosto com 24,63% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, o equivalente a 39.040 veículos. A Volkswagen (14,69%) ficou na segunda posição e, a Toyota (10,99%), em terceiro lugar.
A Hyundai (9,14%) fechou o oitavo mês em quarto e, a Jeep (8,55%), em quinto. Da sexta à décima posição ficaram: Chevrolet (5,65%), Renault (5,36%), Honda (5,09%), Nissan (3,04%) e Caoa Chery (2,98%).
MODELOS MAIS VENDIDOS
A Strada voltou à liderança em agosto com 9.111 unidades licenciadas. E a picape foi seguida por outros três modelos da Fiat: Argo (7.711), Mobi (7.538) e Toro (6.685).
Em quinto ficou o Jeep Compass (6.819), que foi seguido de perto pelo Hyundai HB20 (6.795), Jeep Renegade (6.710) e Volkswagen T-Cross (6.698). Fechando os dez primeiros aparecem Hyundai Creta (4.822) e Chevrolet S10 (4.798).
PICAPE CONFIRMADA
Como havíamos antecipado, a Ford confirmou a chegada da picape Maverick no Brasil no ano que vem.
O utilitário é importado do México e ficará posicionada abaixo da Ranger, concorrendo com a Fiat Toro e a nova Chevrolet Montana.
SALÃO NO AUTÓDROMO
Depois de ser adiado por causa da pandemia, o Salão do Automóvel poderá voltar em 2022 em um novo espaço: o Autódromo de Interlagos.
Se acontecer, será em agosto, para não chocar com o GP Brasil de Fórmula 1.