PROJETO

Inovação e sustentabilidade: Fernando de Noronha irá abrigar primeiro laboratório de economia circular do Brasil

O equipamento focado em inovações sustentáveis terá seu projeto apresentado ao público na próxima terça-feira (20)

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 14/10/2021 às 8:25
HERMINIO OLIVEIRA/AGÊNCIA BRASIL
O espaço está sendo implantado em área de 18 mil m², com maior parte dedicada à preservação da biodiversidade nativa, localizada no entorno do aeroporto da ilha - FOTO: HERMINIO OLIVEIRA/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

O Arquipélago de Fernando de Noronha irá abrigar o primeiro laboratório de economia circular do Brasil em breve. O equipamento focado em inovações sustentáveis terá seu projeto apresentado ao público na próxima terça-feira (20). O espaço está sendo implantado em área de 18 mil m², com maior parte dedicada à preservação da biodiversidade nativa, localizada no entorno do aeroporto da ilha.

Concebido pelo Consórcio Noronha Pelo Planeta, composto por Circularis, Centro Brasil no Clima (CBC), Instituto InterCidadania e SinsPire Cultural, o laboratório tem o objetivo de interligar ações inovadoras e tecnologias sustentáveis; gerar novos modelos de negócios replicáveis; envolver e sensibilizar turistas; beneficiar a comunidade local, fomentar a economia do descarbono e difundir informações e conhecimentos.

Assim, o laboratório é uma construção sustentável, para desenvolver inovações, promover capacitações para sustentabilidade e gerenciar a coleta, o processamento e a destinação de alumínio para reciclagem, criando modelos inovadores replicáveis.

O Projeto Noronha Pelo Planeta é fruto do Termo de Cooperação assinado em 2019 entre a Administração da Ilha e o Consórcio Noronha Pelo Planeta. Visa articular rede de parceiros para desenvolver inovações Sustentáveis e criar uma nova economia Carbono Neutro.

VADELATA pelo Planeta

O primeiro módulo físico do projeto Noronha Pelo Planeta é patrocinado pela Ball, líder mundial de fabricação e reciclagem de latas de alumínio, e vista implementar um modelo inédito e replicável de Economia Circular com inovações de logística reversa (carbono neutro, plástico zero, com sistema digital e inclusão social).

Segundo os idealizadores do projeto, o laboratório será referência para novos modelos de Economia Circular, incentivando o consumo com lixo zero e a reciclagem de latas de alumínio em larga escala.

Além disso, o prédio VADELATA Pelo Planeta contará com espaços multiuso para atividades educativas, culturais e eventos, além de alojamento para os colaboradores. A construção do espaço está em andamento e tem sua inauguração prevista para o início de 2022.

O módulo 2 do projeto ainda está em fase conceitual e de articulação com possíveis parceiros investidores.

Funcionamento do laboratório

O laboratório já está desenvolvendo inovações colaborativas para o processo de coleta seletiva na Ilha, testando um pioneiro aplicativo de Economia Circular, visando impulsionar novos modelos de reciclagem, carbono neutro e sem plásticos.

Para auxiliar neste serviço, empresários, lideranças e instituições da Ilha estão sendo convidados a construir uma rede colaborativa de reciclagem com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para comunidade e turistas descartarem latas e apoiarem ações sustentáveis e educativas.

Segundo o Consórcio Noronha Pelo Planeta, tudo será interligado pelo aplicativo digital, que reúne ainda benefícios, promoções e divulgações para os comerciantes locais. Uma das funcionalidades possibilita também a compensação compartilhada de emissões de CO2, com modelos experimentais.

Com os serviços, todo valor arrecadado será reinvestido na Ilha, nas atividades do laboratório e em projetos ambientais, sociais e culturais. O projeto está integrado a uma série de iniciativas sociais, educativas e culturais, valorizando e beneficiando a comunidade de Fernando de Noronha e despertando atenções de turistas e imprensa.

Veja imagens do projeto

 

REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA
Laboratório Noronha Pelo Planeta - Módulo 2 (em fase conceitual) - REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA
REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA
Laboratório Noronha Pelo Planeta - Módulo 1 (em andamento) - REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA
REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA
Laboratório Noronha Pelo Planeta - Módulo 1 (em andamento) - REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA
REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA
Laboratório Noronha Pelo Planeta - Módulo 1 (em andamento) - REPRODUÇÃO/CONSÓRCIO NORONHA PELO PLANETA

Comentários

Últimas notícias