Não somente como cientista que é, mas como provocador, filosofo e pensador, Silvio Meira nos provoca, em seu novo livro, "O que é Estratégia?", a refletir sobre como transformar aspirações em capacidades, em competências e habilidades necessárias para que essas aspirações sejam alcançadas. Foi assim que o superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya, explicou as ambições do amigo durante o lançamento da obra, na noite desta quarta-feira (24).
O professor Silvio Meira fez o lançamento do livro em evento aberto ao público, na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, no Porto Digital. Além da noite de autógrafos, houve um prestigiado bate-papo presencial, que está disponível na plataforma Youtube.
Segundo o autor, "O que é estratégia?" é um livro-código para apoiar qualquer pessoa, instituição ou empresa, em qualquer contexto, a criar estratégias verdadeiramente transformadoras.
Confira imagens do lançamento
"Você tentará descobrir como aplicar o que está no livro. Existem fórmulas para desenhar coisas, mas não adianta jogá-las ao vento, não farão nada. É capturar, a partir do que digo no livro, o que é possível fazer com aquilo e interpretar dentro do seu cenário, contexto e realidade", explicou o autor.
Neste livro, Silvio Meira apresenta, em apenas 21 tópicos e com a máxima objetividade que lhe é peculiar, uma possível resposta que, se tratada como um código, pode ser usada efetivamente por qualquer instituição ou empresa, em qualquer contexto, para criar estratégias verdadeiramente transformadoras.
Elencadas em 21 tópicos, as reflexões servem para qualquer tipo de organização - seja ela pública ou privada. Para isso, Silvio usa da sua expertise enquanto professor, cientistas e empreendedor, além da colaboração em projetos e empresas importantes dentro do organograma econômico do País. Entretanto, ele acredita que não traz fórmulas prontas e, sim, reflexões para os questionamentos levantados por ele ao longo do livro.
Silvio Meira acredita que o livro não traz receita pronta para o leitor. Tudo é reflexão. E uma etapa interessante nesse processo é a interatividade que a publicação carrega. Todas as questões podem ser debatidas e refletidas usando a plataforma strateegia.digital, que foi desenvolvida para possibilitar o desenho distribuído e assíncrono de estratégias.
"A maioria dos livros de estratégias são modas estratégicas, as pessoas aprendem a replicar certo conjunto de ditames, mas não há essa formula no livro de que 'se fizer isso, agora, dá certo'. Onde era fácil de interpretar, eu retirei e deixei questões para que as pessoas se dediquem a pensar sobre estratégia e não a ler sobre estratégia. Não adianta ler, estratégia é algo intrinsecamente pratico, pragmático, e o livro é uma espécie de pragmatismo contemporâneo. Não adianta pensar sem experimentar, tentar fazer sem tentar realizar dentro de contexto para transformar alguma coisa. Estratégia, por definição, é transformação. Por isso, digo no fim do livro que volte ao começo e leia de novo. É um looping extraindo coisas", afirmou Silvio.
Meira também explica que houve um momento em que os profissionais dentro das organizações começaram a trabalhar com estratégia, mesmo instantaneamente, o que levou a reflexão da importância dela na criação de produtos e serviços para pessoas.
"Tudo começou quando eu tentei explicar o que era estratégia num slide e essa explicação foi sendo encorpada à medida que eu discutia o tema com mais pessoas e lia mais coisas. Um dia, resolvi me ouvi falando, gravei 20 minutos falando sobre o slide e resolvi transformar o slide num pdf. Mas não fiquei satisfeito e comecei a tentar detalhar mais ainda o que eu mesmo estava tentando dizer sobre o que é estratégia", pontua.
Estiveram presentes no lançamento os diretores os diretores do Grupo JCPM, Jaime de Queiroz Lima Filho e Rafael Guimarães, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e autoridades como o deputado estadual Antônio Coelho, o ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, o ex-ministro da Justiça, Raul Jungmann, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, entre outros.
Nascido em 1955 em Taperoá, na Paraíba, Silvio Meira é professor extraordinário da cesar.school e professor emérito do Centro de Informática da UFPE. É um dos fundadores do CESAR, da Digital Strategy Company e do Porto Digital, onde preside o Conselho de Administração. É membro dos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV, BBCE e TEMPEST, além de batuqueiro de maracatu. Ele se destaca como um dos principais nomes que levaram à consolidação do Recife como um polo de tecnologia no Brasil.
E sua nova obra, que já está disponível nas plataformas digitais, chega em sua forma física para auxiliar diversos setores da economia a repensar os processos de criação de produtos e serviços - utilizando as estratégias organizacionais elencadas pelo escritor. O livro pode ser comprado no site da Amazon, em formato digital ou, em sua forma física, na editora Paradoxum e na Livraria Jaqueira.