Com informações do G1
O bilionário Elon Musk assumiu 9,2% das ações do Twitter. A compra foi realizada em 14 de março, mas só foi divulgada nesta segunda-feira (4), fazendo as ações da rede social dispararem 26% nas negociações de pré-mercado.
Mas quem é Elon Musk? Dono da Tesla e da SpaceX, ele é considerado o homem mais rico do mundo e tem fortuna avaliada em US$ 273 bilhões, segundo ranking da Bloomberg.
No Twitter, Musk agora tem 73.486.938 ações, avaliadas em US$ 2,9 bilhões. O bilionário também é usuário da rede social, na qual tem mais de 80,2 milhões de seguidores.
Musk questionou, nas últimas semanas, a forma que a rede social trata a liberdade de expressão. Ele apontou algumas postagens como questionáveis e chegou a bloquear usuários.
Por causa disso, a compra da participação de Musk no Twitter gerou questionamentos de uma possível futura influência nas decisões da rede social sobre o assunto.
O próprio Elon Musk já enfrentou problemas devido a publicações feitas no Twitter, relacionados à SEC, que regula o mercado de capitais.
Musk foi proibido pela reguladora de fazer declarações que afetassem o valor das ações da Tesla sem que elas fossem avaliadas previamente pelo conselho da montadora.
Em 2018, ele publicou um tweet em que dizia pensar em tirar as ações da Tesla da bolsa, provocando a disparada de preço dos papéis.