Já estão disponíveis as datas de pagamento do Auxílio Brasil no mês de maio de 2022. O calendário completo foi divulgado pelo Ministério da Cidadania.
A Caixa Econômica Federal realiza o pagamento do Auxílio Brasil e vai promover os depósitos nas contas cadastradas, conforme as datas de liberação definidas pelo governo.
Além disso, o governo confirmou que zerou a fila de espera dos beneficiários que aguardavam a entrada no programa social. Assim, 18,06 milhões receberam em abril o novo valor mínimo de R$ 400 proposto para 2022 - eram cerca de 3 milhões de novas famílias que estavam na fila.
O ticket médio em abril foi de R$ 403 por beneficiário, disse o Ministério da Cidadania.
Calendário do Auxílio Brasil 2022
Para saber a data em que irá receber o benefício o cidadão deve verificar o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
O NIS pode ser verificado no Cartão do Bolsa Família ou fazendo a consulta do Cadúnico pelo CPF. Após verificar o número final do NIS basta verificar no calendário qual a data prevista para o dinheiro cair na conta.
Confira o calendário do Auxílio Brasil de maio 2022:
- Final do NIS 1 - 18 de maio
- Final do NIS 2 - 19 de maio
- Final do NIS 3 - 20 de maio
- Final do NIS 4 - 23 de maio
- Final do NIS 5 - 24 de maio
- Final do NIS 6 - 25 de maio
- Final do NIS 7 - 26 de maio
- Final do NIS 8 - 27 de maio
- Final do NIS 9 - 30 de maio
- Final do NIS 0 - 31 de maio
O calendário oficial do Auxílio Brasil 2022 saiu no dia 30 de dezembro no Diário Oficial da União. Para este ano foi mantido o mesmo molde dos calendários anteriores do Bolsa Família, onde os beneficiários recebem sempre na última quinzena de cada mês.
Confira as datas de depósito do Auxílio Brasil em 2022 conforme o número final do NIS:
Aplicativo
A forma de consulta do Auxílio Brasil é pelo aplicativo do programa. O app do programa social está disponível para celulares Android e também para smartphones com sistema iOS e foi desenvolvido pela Caixa.
O valor depositado fica disponível para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários devem conferir no extrato de pagamento a "Mensagem Auxílio Brasil", com o valor do benefício. Caso não aconteça o saque do valor neste prazo, ele volta para a União.
O governo disponibiliza vários canais de atendimento para tirar dúvidas. Pelo número 121 do Ministério da Cidadania (informações e central de denúncias); pelo número 111 (Atendimento ao Cidadão da Caixa e informações sobre o cartão e saque do benefício) e ainda pelo aplicativo do programa.