SAÚDE SUPLEMENTAR

Planos de saúde aumentam 80% e são notificados pelo Procon

O Procon-SP solicitou que as empresas apresentem planilha demonstrativa relativa aos reajustes de 80%

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 02/05/2022 às 23:48 | Atualizado em 03/05/2022 às 17:46
COBERTURA Incorporação do teste faz parte do processo de revisão do rol, modificado 12 vezes neste ano de 2022 - MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O Procon-SP notificou a Qualicorp Administradora de Benefícios e a Central Nacional Unimed – Cooperativa Unimed para que as empresas expliquem sobre a aplicação de reajuste anual do plano de saúde de seus beneficiários; consumidores têm registrado reclamação questionando o recebimento de boleto com reajuste de 80%. O órgão de defesa vê com preocupação os valores cobrados pela contraprestação de serviços médico-hospitalares, que muitas vezes impedem a manutenção dos contratos firmados ou impossibilitam a contratação dos serviços oferecidos no mercado.

O Procon-SP solicitou que as empresas apresentem planilha demonstrativa relativa aos reajustes de 80%, com identificação das carteiras impactadas e número de vidas afetadas; a Qualicorp deverá indicar quais outras operadoras além da Central Nacional Unimed aplicarão o reajuste questionado.

>>> Aumento dos planos de saúde: valor de 2022 deve vir acima do esperado; veja estimativas

As empresas devem informar quais são os itens que compõe o valor do boleto cobrado do consumidor de plano de saúde, discriminando item a item e apontando os que são destinados ao custeio administrativo, os que são destinados ao custeio da rede médico-hospitalar e o percentual de cada item em relação ao montante final. Devendo também esclarecer a relação de custo administrativo em comparação ao custo médico-hospitalar de todos os planos comercializados.

Foi solicitado ainda que ambas informem se ofereceram medidas conciliatórias aos consumidores que não tem condições de arcar com o reajuste aplicado.

Os esclarecimentos deveriam ser prestados até esta segunda-feira (2). 

Ao jornal O Globo, A Qualicorp informou que o reajuste da carteira de clientes da Central Nacional Unimed (CNU) em questão "foi pontual e representa aproximadamente 0,5% do total de clientes da Qualicorp", confirmando ainda que o produto em questão não é mais comercializado.

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