Considerada a segunda principal data de vendas no ano, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães promete trazer mais ânimo ao varejo em 2022. “Diferente da Páscoa, que aquece alguns setores, o Dia das Mães movimenta o comércio como um todo”, adiantou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Fred Leal. A data aquece principalmente os segmentos de beleza, calçados, confecções, eletroeletrônicos, bijuterias, gastronomia e serviços.
A expectativa da CDL Recife é que o Dia das Mães incremente em 7% os negócios do varejo da capital pernambucana deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Para Fred Leal o comércio do Centro e de bairros está otimista e já reforçou estoque com variados itens para atender aos diversos gostos e bolsos. E além das vendas físicas, os lojistas também apostam na entrega de itens, negócios on-line, promoções e facilidade na forma de pagamento. Tudo para agradar o freguês. Outra estratégia é atrair os clientes localizados próximos ao estabelecimento.
PESQUISA
Em outras capitais, a expectativa também é de confiança, apesar da inflação e redução do poder de compra da população, que está mais cautelosa. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, 79% dos consumidores pretendem ir às compras. Essa projeção, segundo a sondagem feita em todas as capitais, fica próxima aos 77% apurados em 2021.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Fecomércio-PE, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias pernambucanas (ICF-PE) registrou o oitavo mês de avanço em abril de 2022, chegando a 81,8 pontos, com crescimento de 1,2% em relação a março deste mesmo ano e de 17,3% em relação a abril do ano anterior.