As chuvas são muito bem-vindas no período de plantação do milho verde em Pernambuco, que começa no início de março. Faltando um mês para a festa de São João, a pergunta que se faz é se essas chuvas que estão caindo agora, com constantes alertas meteorológicos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai prejudicar a colheita.
Quem entende do assunto diz que não. Nesta época do ano, parte do milho já foi colhido e o restante começa a chegar ao mercado no final da primeira quinzena de junho. Muncípios da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco produzem milho, mas ainda recebemos produção de Estados vizinhos, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
OFERTA
O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) recebe grande parte da oferta de milho que será distribuída no Estado. O diretor Técnico-Operacional do Ceasa, Paulo de Tarso, explica que as chuvas não deverão prejudicar o resultado da colheita.
"Até o momento, as chuvas não estão atrapalhando a colheita do milho. Isso porque a maior parte da colheita acontecerá a partir do dia 10 de junho, onde o consumo aumenta bastante em função dos festejos juninos", destaca.