A Afya, maior ecossistema de educação em saúde e heatlhtechs do Brasil, anunciou a compra de duas faculdades de Medicina, em Pernambuco e no estado de Alagoas. A operação representa ao todo um investimento de R$ 825 milhões.
A compra da UNIT Alagoas e da FITS Jaboatão dos Guararapes é a 20ª aquisição da Afya, entre instituições de ensino e healthtechs, desde a abertura de capital, em 2019. Representa ainda a conquista de 10,5% de market share do mercado privado de graduação médica no Brasil.
A FITS Jaboatão dos Guararapes iniciou suas atividades em 2018, com 200 vagas autorizadas por ano. Será a 19ª faculdade do grupo com curso de Medicina, contando com um total de 41 salas de aula e laboratórios; 834 alunos de medicina e um campus 100% vocacionado para o curso. No Estado, a Afya já mantém curso privado de medicina em Garanhuns, no Sertão, por meio da FAMEG.
O interesse de compra da Sociedade Educacional e Cultural Sergipe DelRey Ltda (“DelRey”), que detém o controle integral do Centro Universitário Tiradentes Alagoas (“UNIT Alagoas”) e da Faculdade Tiradentes Jaboatão dos Guararapes (“FITS Jaboatão dos Guararapes, ainda precisa ter a operação aprovada pelo Cade.
Para o CFO da Afya, Luis André Carpintero Blanco, o interesse de compra na Sociedade Educacional e Cultural Sergipe DelRey demonstra a saúde financeira do grupo.
“Além disso, confirma nossa disciplina na execução e o foco na estratégia de crescimento de longo prazo. Atingimos 10,5% de market share do mercado privado de graduação médica no Brasil. A meta é chegar a 15% até 2028.”
A confirmação da compra da UNIT Alagoas e da FITS Jaboatão dos Guararapes vai agregar à Afya 340 novas vagas, com potencial de até 84 vagas extras. Com isso, o grupo passa a 3.099 vagas de Medicina autorizadas por ano (1.619 delas adquiridas após o IPO) em 14 estados e 30 instituições de ensino.
As marcas “UNIT” e “FITS” continuarão de propriedade dos vendedores e serão licenciadas para uso da Afya durante o primeiro ano da operação.