O Carrefour, que comprou o BIG Bompreço, iniciou as negociações para se desfazer de ativos da empresa, atendendo aos remédios impostos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que o grupo francês possa assumir a operação.
Na cidade do Recife, são 17 lojas BIG Bompreço que passaram para o controle do grupo Carrefour, e algumas delas irão fechar para serem substituídas por novos negócios.
Venda do BIG BOMPREÇO
Segundo apurado pelo JC, de todas as lojas da rede BIG Bompreço no Recife, o Cade elencou cinco com cenário de maior concentração:
- hipermercados Big Bompreço da Caxangá;
- Big Bompreço Casa Forte;
- Super Bompreço do Shopping Center Recife;
- Super Bompreço da Conselheiro Aguiar;
- Sam’s Club Recife.
Alguns desses ativos já estão em negociação. Segundo apuração do jornal Valor Econômico, a loja do Big Bompreço em Olinda já foi vendida para o grupo Mateus, do Maranhão.
Recentemente, o site Pipeline, braço do Valor focado em negócios, confirmou que o Carrefour encerrou a negociação das 14 lojas que teria que se desfazer em todo o País, incluindo as de Pernambuco.
Na apuração, não foram indicadas quais lojas foram vendidas no Estado. Contudo, a maioria das lojas postas à venda no Nordeste passaram para o domínio do grupo Mateus.
Do total de 14 à venda, 10 foram para o grupo maranhense. A rede gaúcha Asun comprou as outras quatro.
Na região, o grupo Mateus tinha como concorrente direto, ainda segundo o Pipeline, o Novo Atacarejo, que tem ampliado suas unidades em Pernambuco.
Além da venda de ativos, o Carrefour está convertendo em todo o País 13 lojas do BIG em Atacadão. Outras três unidades do BIG passarão a ser Carrefour, ainda este ano.
O JC procurou o grupo Mateus, mas não obteve resposta sobre os planos de ampliação no Nordeste e em Pernambuco, em virtude de "mudanças no organograma" da empresa.
Quem é o Grupo Mateus?
Maranhense, o Grupo Mateus surgiu em 1986. Atualmente opera as bandeiras Mateus Supermercados, Mix Atacarejo, Eletro Mateus e Armazém Mateus.
Em 2022, o Grupo Mateus inaugurou 25 lojas e encerrou o mês de setembro com 226 lojas em operação nas regiões Norte e Nordeste do País.
Pernambuco possui uma loja do grupo, na cidade de Petrolina, no Sertão.
Desde 2020, o Grupo Mateus figura no mercado do País como a maior empresa de varejo alimentar com capital 100% nacional.
O grupo realizou naquele ano a sua oferta pública de ações na B3, no segmento de Novo Mercado, seguindo os mais elevados padrões de Governança Corporativa.