Diversas dúvidas surgiram nesta segunda (2) em relação ao aumento do preço da gasolina já neste mês de janeiro, após a posse presidencial de Lula (PT).
Entenda a possível mudança no valor da gasolina e quanto está o preço da gasolina hoje (2).
PREÇO DA GASOLINA VAI AUMENTAR?
Primeiramente, é preciso esclarecer que o aumento no preço da gasolina não está correlacionado à posse do presidente Lula, mas sim ao vencimento do prazo de isenção de impostos federais sobre combustíveis.
Nesta segunda-feira (2), foi publicada uma medida provisória que prorroga a isenção dos impostos federais dos combustíveis. Ainda assim, o preço da gasolina pode aumentar.
A GASOLINA VAI SUBIR EM 2023?
O esperado é que a gasolina suba a partir de janeiro de 2023, devido a recomposição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , que tem as alíquotas definidas pelos governadores estaduais.
Apesar da expectativa de aumento no preço da gasolina, é possível que o combustível não aumente hoje (2).
Isso porque, dentre as Medidas Provisórias editadas por Lula no último domingo (1º), está a que oficializa a prorrogação do prazo de isenção dos impostos federais. Ou seja, a intenção do presidente é, no momento, estabilizar o preço da gasolina.
Ainda de acordo com Lula (PT), a diminuição do preço da gasolina deve ser realizada após o início da nova gestão da Petrobras, sob comando Jean Paul Prates, que deve assumir em um mês.
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONFIRA RECOMENDAÇÕES PARA ECONOMIZAR GASOLINA:
PREÇO DA GASOLINA HOJE
Hoje (2), o preço médio do litro da gasolina no Brasil está avaliado em R$ 4,93, baseado nos preços médios estabelecidos pela Petrobras (gasolina A) e nos preços médios ao consumidor final (gasolina C).