A Receita Federal anunciou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (27), as novas regras para o Imposto de Renda 2023.
PRIORIDADE NA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
A maior novidade é a mudança nas prioridade para os lotes de restituição. A entrega por declaração pré-preenchida e pelo Pix passaram a receber prioridade nos cinco lotes de pagamento.
“Isso está sendo feito justamente para estimular o uso da declaração pré-preenchida e o uso do PIX como forma de recebimento. As duas modalidades novas de prioridade trazem para a Receita e para o cidadão o benefício de cometer menos erros", declarou João Carlos da Fonseca, coordenador nacional do programa do Imposto de Renda da Receita Federal.
As novas prioridades entram em quarto lugar na lista, que conta com idosos superior a 80 anos, idosos com idade superior a 60 anos e portadores de deficiência e professores, consecutivamente.
Vale ressaltar, para quem quiser receber o IRPF e tiver escolhido a opção do Pix, a Receita Federal só aceita o CPF como chave-Pix para efetuar o pagamento.
NOVAS REGRAS DO IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal declarou a obrigatoriedade da declaração para quem fez operações em bolsa de valores.
Com as novas regras, terão que preencher somente quem somou, ao longo do último ano, operações de mais de R$40.000,00 ou com apuração de ganhos líquidos sujeitos ao imposto de renda.
Também foi anunciado que, desde o início do prazo da entrega, a Receita já vai permitir que todos os contribuintes possam usufruir da declaração pré-preenchida.
Confira todas as mudanças do Imposto de Renda 2023 clicando aqui.