Uma das novidades do Imposto de Renda 2023 é o grande incentivo pelo uso da declaração pré-preenchida. Segundo a Receita Federal, a modalidade vai evitar erros e economizar tempo.
Leia nesta matéria:
- O que é a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?
- Como fazer a declaração pré-preenchida?
- Vantagens da declaração pré-preenchida
O QUE É DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA?
A declaração pré-preenchida já tem as diversas informações do declarante já preenchidas pelo sistema da Receita Federal de maneira automática.
Entretanto, o contribuinte ainda deve analisar a declaração antes de confirmar, podendo alterar, incluir ou excluir dados.
A modalidade possibilita que o declarante poupe tempo e também possa evitar erros no momento da declaração. A Receita estima que a declaração pré-preenchida seja utilizada por 25% dos contribuintes.
COMO FAZER?
Depois de realizar o download do programa do Imposto de Renda 2023, basta abrir o IRPF2023, clicar em "Nova" e escolher "Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida".
Depois, o contribuinte deve confirmar se a declaração é "própria" ou se irá fazer para outra pessoa, nesta caso, clicar com "por procuração".
O programa vai alertar que os recursos requerem autenticação digital e pede para o declarante confirmar. O contribuinte deve clicar em "Sim" e o programa vai direcionar para a página do gov.br. Lá, basta entrar em seu login com CPF e senha.
Quando o gov.br der a confirmação, volte para o programa do IRPF2023 para terminar a importação dos dados da declaração pré-preenchida.
VANTAGENS
A entrega da declaração por meio da modalidade pré-preenchida dá prioridade no recebimento da restituição.
“Isso está sendo feito justamente para estimular o uso da declaração pré-preenchida e o uso do PIX como forma de recebimento. As duas modalidades novas de prioridade trazem para a Receita e para o cidadão o benefício de cometer menos erros", afirma João Carlos da Fonseca, coordenador nacional do programa do Imposto de Renda da Receita Federal.
A nova prioridade entra em quarto lugar na lista, que conta com idosos superior a 80 anos, idosos com idade superior a 60 anos e portadores de deficiência e professores, consecutivamente.