O Recife passa a ter, a partir desta quinta-feira (18), um Centro de Entrega de Documentos (CED) do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. O espaço ficará no Paço Alfândega, no bairro do Recife, Centro da cidade e irá funcionar para recebimento de documentação daqueles que estão isentos de uma entrevista pessoal (renovações e solicitantes menores de 14 e maiores de 79 anos) e retirada de passaportes com vistos já emitidos pelo Consulado.
“O Centro de Entrega de Documentos é mais uma iniciativa do Consulado para agilizar o atendimento aos solicitantes de visto e, como isso, aumentar o número de vistos processados por semana,” ressalta Kim Kelly, Ministra Conselheira para Assuntos Consulares no Brasil.
Além dos serviços mencionados, o CED também receberá documentos adicionais solicitados pelos oficiais consulares, caso necessário. Para quem optar pela entrega do passaporte em sua residência, a mesma continuará sendo feita pelos Correios.
Os solicitantes que precisarem fazer uma entrevista pessoal deverão comparecer à sede do Consulado, no bairro da Boa Vista.
"Esta é uma iniciativa para agilizar o atendimento ao solicitante. Importante lembrar que o solicitante de qualquer lugar do Brasil pode fazer sua entrevista ou renovação do visto em qualquer um dos consulados, e essa nova unidade vai impactar (no fluxo de atendimento) em outros consulados", explica o oficial da seção consular, Will McGhee.
Com a amplicação da capacidade de atendimento, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife espera bater o recorde de emissões neste ano de 2023. No último ano fiscal, foram impressos 77.928 vistos e tem tentado agilizar o serviço que ainda sente os impactos do represamento dos atendimentos no período rigoroso da pandemia.
"Esperamos que o fluxo de solicitantes vai diminuir, dado que os solicitantes vão passar pelo Centro de Entrega de Documentos. Isso vai gerar maior agilidade no processamento de vistos. No momento, como é uma iniciativa nova, não temos como prever qual será o aumento do número de emissões, mas seguiremos medindo. Vale a pena destacar, que nos últimos anos, desde que abrimos operações consulares, em outubro de 2021 (em virtude da pandemia), já processamos mais vistos na história do consulado aqui no Recife. Essa demanda é bem importante e estamos fazendo tudo para respondê-la", diz McGhee.
No Recife, o tempo de espera pelo vistos do tipo B1 e B2 (negócios ou turismo) cresceu. No último mês de março, o prazo entre solicitação e emissão girava em torno dos 381 dias. Atualmente, o prazo médio é de 441 dias.
Além do Recife, Porto Alegre já conta com um CED. Outros consulados e embaixadas têm equipamentos semlehantes, chamados de Centro de Atendimento de Solicitante de Visto, que oferecem outros serviços, como coleta de biometria.
O processo de solicitação do visto dos EUA é feito totalmente on-line, por meio do preenchimento do formulário DS-160, pagamento da taxa e agendamento.
O formulário DS-160 deve ser preenchido no site ceac.state.gov/genniv. O agendamento e pagamento de taxa deve ser feito no site? ais.usvisa-info.com/pt-br/niv.