Em encontro com Raquel Lyra, FIEPE reivindica retomada de obras da Transnordestina ao Governo Federal

Durante reunião na Federação das Indústrias de Pernambuco, FIEPE e Governo de Pernambuco buscam reivindicar retorno das obras da Transnordestinas
Carol Guerra
Publicado em 17/07/2023 às 16:02
Durante reunião na Federação das Indústrias de Pernambuco, FIEPE e Governo de Pernambuco buscam reivindicar retorno das obras da Transnordestinas Foto: Miva Filho/ Secom


A Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) se reuniu com o Governo de Pernambuco, nesta segunda-feira (17), para reivindicar ao Governo Federal a retomada e conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina, no ramal Salgueiro-Suape.

No encontro, representantes dos setores da indústria, comércio, agricultura, tecnologia e serviços entregaram a Raquel Lyra um documento que solicita a inclusão do trecho no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) e no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.

 

“Pernambuco está unido em torno da Transnordestina. Precisamos da conclusão da obra da Ferrovia para garantir que o nosso Estado volte a ter capacidade de investimentos, e que possa mudar a sua matriz econômica fazendo com que o Nordeste se reposicione para o Brasil com a sua localização geográfica e o seu potencial logístico”, afirmou a executiva estadual. 

De acordo com o setor produtivo, a expectativa é de que a conclusão da obra acelere a melhoria do ambiente de negócios no estado.

“A FIEPE sempre procura as pautas que provocam o desenvolvimento e o progresso de Pernambuco. É importante olhar o mapa ferroviário brasileiro, porque se não houver esse trecho de Pernambuco, será um grande vazio no Nordeste, prejudicando muito o desenvolvimento da região”, reforçou o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger. 

De acordo com o Governo de Pernambuco, a conexão direta entre o interior do estado e o Porto de Suape permitirá celeridade e eficiência no fluxo de mercadorias, com menor dependência do transporte rodoviário.

A gestão estadual informou que o projeto possui um percentual considerável de avanço das obras, mas que necessita de investimentos adicionais para garantir a sua conclusão e pleno funcionamento.

O executivo comunicou ainda que a inclusão do projeto no PAC III garantirá o aporte necessário para a retomada das obras e para a implementação de medidas que tragam a finalização em menor prazo.

Entre os presentes na reunião estavam a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; os senadores da República Teresa Leitão e Humberto Costa (PT); além dos deputados federais Mendonça Filho (União Brasil) e Pedro Campos (PSB).  

TAGS
pernambuco transnordestina Governo Federal
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory