O programa de auxílio financeiro destinado às famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social passou por alterações em 2023. Desde março, ele voltou a ser denominado Bolsa Família e sofreu reajustes em seus valores e adicionais.
Contudo, o calendário de pagamentos para o Bolsa Família em 2023 e os métodos de saque do dinheiro seguem de forma semelhante aos anos anteriores.
Calendário 2023 do Bolsa Família
O calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2023 segue o seguinte cronograma, assim como nos anos anteriores:
- Os depósitos são realizados sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês.
- A data exata de liberação do pagamento é definida a partir do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
- O calendário é atualizado mensalmente, portanto é fundamental verificar as datas regularmente. Uma maneira de consultar as informações é acessar o site Bolsa Família Calendário, criado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Bolsa Família em agosto de 2023
Veja, por exemplo, a previsão do pagamento do Bolsa Família para agosto de 2023:
- 18 de agosto - NIS de final 1
- 21 de agosto - NIS de final 2
- 22 de agosto - NIS de final 3
- 23 de agosto - NIS de final 4
- 24 de agosto - NIS de final 5
- 25 de agosto - NIS de final 6
- 28 de agosto - NIS de final 7
- 29 de agosto - NIS de final 8
- 30 de agosto - NIS de final 9
- 31 de agosto - NIS de final 0
Como receber o Bolsa Família
As famílias já inscritas no programa recebem o benefício como crédito na Caixa Federal, o qual pode ser sacado em agências e caixas eletrônicos do banco estatal, além de lotéricas.
O governo efetua o depósito em dois tipos de conta:
- Conta poupança social digital: criada especialmente para receber benefícios sociais, pode ser movimentada com o cartão do Bolsa Família e pelo aplicativo Caixa Tem.
- Poupança Caixa Fácil: trata-se de uma conta simplificada para correntistas da Caixa, com um limite mensal de R$5.000.
É possível receber o benefício diretamente nessa conta, porém, nesse caso, o dinheiro deve ser movimentado com o cartão do banco, e não com o cartão do Bolsa Família.
Quem tem direito ao Bolsa Família em 2023
Aqueles que já recebiam o antigo Auxílio Brasil automaticamente são beneficiários do Bolsa Família em 2023, desde que ainda atendam aos critérios do programa.
Para ser elegível ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e possuir renda de até R$218 por pessoa do grupo familiar.
Entretanto, para quem ainda não é beneficiário e deseja solicitar a inclusão no programa, é preciso aguardar a aprovação do sistema. Nesse caso, é importante entrar em contato com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em nível municipal.