As datas de início do pagamento do PIS (Programa de Integração Social) referente ao ano-base 2022 ainda não foram definidas.
Esse cenário se deve a um atraso no calendário PIS/PASEP durante a pandemia, resultando em um aumento no intervalo entre o ano-base e o período de recebimento para dois anos.
Diferentemente do padrão, que normalmente divulga o calendário PIS para o ano seguinte no final de dezembro, até o momento não foram apresentadas as datas de pagamento do PIS ano-base 2022, nem o valor das parcelas.
QUANDO SERÁ PAGO?
O montante do PIS/PASEP é estabelecido com base no salário mínimo do ano de pagamento, fazendo com que o valor do PIS 2024 seja conhecido apenas após o governo do presidente Lula (PT) divulgar o piso salarial de 2024.
QUEM TEM DIREITO AO PIS 2024?
É importante destacar que a maior parcela do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que tiveram atividades com carteira assinada ao longo dos 12 meses do ano-base.
Para ser elegível ao recebimento do PIS referente ao ano-base 2022, é necessário cumprir os seguintes critérios:
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2022;
- Não ter trabalhado para pessoa física, o que exclui o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas;
- Possuir cadastro no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado por pelo menos trinta dias com carteira assinada no ano de 2022.