Dia do Administrador

João Carlos Paes Mendonça participa de roda de conversa e é homenageado pelo Conselho Regional de Administração

Promovido pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) evento antecipou a comemoração do Dia do Profissional de Administração, celebrado em 9 de setembro

Cadastrado por

JC

Publicado em 05/09/2023 às 23:17 | Atualizado em 06/09/2023 às 18:41
João Carlos participou de roda de conversa no Conselho Regional de Administração, em comemoração ao Dia do Profissional de Administração
João Carlos participou de roda de conversa no Conselho Regional de Administração, em comemoração ao Dia do Profissional de Administração - Artur Borba/ JC Imagem

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, participou de evento nesta terça-feira (5), em comemoração ao Dia do Profissional de Administração, celebrado em 9 de setembro. Promovido pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), o encontro aconteceu no auditório da FCAP-UPE, no Recife, com a participação de estudantes, professores e profissionais da área.

Leia Também

A abertura contou com apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Além de João Carlos, o fundador do portal Administradores.com, Leandro Vieira, fez palestra sobre o Futuro da Administração. 

Com mais de 40 anos de inscrição no Conselho, João Carlos é um dos profissionais mais antigos a ter registro no Estado, desde que a profissão foi regulamentada há 58 anos. No evento, o empresário participou de conversa mediada pelo vice-presidente do CRA, Jefferson Henrique.

Em formato de perguntas e respostas, o executivo questionou o presidente do Grupo JCPM sobre sua trajetória empresarial, importância da administração na gestão dos negócios, orientações aos jovens administradores e expectativa sobre o futuro dos negócios. 

João Carlos lembrou que a história do grupo começou em 1935, com a abertura pelo seu pai, Pedro Paes Mendonça, de uma bodega na comunidade de Serra do Machado, em Ribeirópolis, interior de Sergipe. Aos 9 anos ele já trabalhava com o pai e logo logo a vocação para o varejo se confirmava como uma herança. Aos 13 anos já estava em Aracaju com seu Pedro. 

"Contando assim parece tudo muito fácil, mas foi trabalho, luta, garra. Tive o exemplo forte do meu pai, que não tinha estudo mas era trabalhador, competente e sagaz. Fomos seguindo degrau a degrau: da Serra do Machado para Aracaju; de Aracaju para Recife; de Recife para o Nordeste; e do Nordeste para o Brasil", destaca.   

EMPREENDER 

Falando para um auditório cheio de estudantes de administração, João Carlos comentou que empreender com sucesso depende de muitos fatores e que a administração é fundamental ao negócio. Para empreender, o empresário defende que é necessário vocação, vontade, disposição para o trabalho, humildade e gostar das pessoas. 

"Quem quer empreender precisa perguntar a si mesmo se tem vocação, em que negócio deseja apostar, se dedicar de corpo e alma e gostar de gente. Na época em que tínhamos o Bompreço, eu e a minha mulher trabalhávamos nos finais de semana visitando as lojas para conversar com os clientes. Dentro da empresa, também é preciso se relacionar com as pessoas em todos os níveis, da diretoria à moça do café. No nosso escritório, por exemplo, temos o melhor cafezinho do mundo, que é servido por dona Neide", conta, arrancando aplausos da platéia.

HOMENAGEM 

Durante o ebvento na FCAP, o presidente do Grupo JCPM foi homenageado com uma placa. O presidente do Conselho Regional de Administração, Michel Paes Barreto, lembrou que a profissão foi regulamentada há 58 anos e a importância dela na gestão das empresas. "O senhor é um dos primeiros profissionais a se registrar no CRA e nos orgulha e inspira com sua trajetória de sucesso", disse, entregando a placa a João Carlos.  

OLHAR PARA O FUTURO 

Ao longo de sua trajetória empresarial, João Carlos tambem é conhecido por inovar nos negócios e por perceber as tendências de futuro.  Com o Grupo JCPM próximo de completar 90 anos, em 2025, o empresário está antenado com o futuro. "Queremos apostar cada vez mais nos nossos projetos sociais. Esse será um dos nossos focos pelos próximos 15 a 20 anos. Além disso, também estamos preocupados com o meio ambiente", observa. 

Em julho, o Grupo JCPM lançou, pela primeira vez, o seu relatório ASG. O documento traz e parametriza o trabalho realizado pela empresa em 2022, nas áreas de meio ambiente, compromisso social e governança. 

Na reflexão que faz sobre o futuro, João Carlos comenta a situação do Brasil. "O momento é de observar com cautela para onde vamos, sem entusiasmo exagerado. Os juros ainda estão muito altos e só quem consegue realizar grandes investimentos são grandes multinacionais. Nós investimos bastante em shopping e é um negócio que leva tempo para maturar. Estamos crescendo bem, mas a hora é de aguardar o que acontece", afirma, com cautela.  


Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS