Especial

Balanço empresarial: série do JC destaca cenário econômico de Pernambuco

A partir de segunda, 27, Jornal do Commercio publica sequência de reportagens sobre as empresas que mais cresceram em Pernambuco

Cadastrado por

JC

Publicado em 20/09/2021 às 8:41 | Atualizado em 21/09/2021 às 15:39
ECONOMIA Setor sucroalcooleiro foi destaque no Balanço Empresarial Maiores e Melhores de Pernambuco - EDER MELO/ACERVO JC IMAGEM

Matéria atualizada em 21/09, às 15h00

Pensar estratégias para garantir o crescimento dos diversos índices de uma empresa é um verdadeiro desafio para se manter competitivo no mercado. Com a pandemia da Covid-19, as organizações - assim como todo o mundo - precisaram se redobrar para contornar os impactos provocados pela doença. É avaliando o comportamento das corporações diante deste cenário que, a partir desta quarta-feira (21), o Jornal do Commercio apresenta a 15ª edição do Balanço Empresarial Maiores e Melhores de Pernambuco, uma iniciativa realizada pelo economista e consultor José Emílio Calado, da JBG&Calado, que elege as 50 empresas que mais se destacaram no Estado no último ano.

O levantamento é feito desde 2007 e leva em consideração as demonstrações contábeis publicadas no Diário Oficial pelas empresas. Com base nessas informações, elas são avaliadas pelos indicadores: Ativo; Receita Líquida; Variação da Receita Líquida; Lucro Líquido; Variação do Lucro Líquido; Crescimento do Ativo Imobilizado; Rentabilidade do Patrimônio Líquido e Margem Líquida. Para a edição deste ano, foram analisadas 240 empresas em todo o Estado e foi criado um ranking com as que tiveram os melhores resultados.

Leia também:

>> TV Jornal estreia estúdio e promove mudanças nos programas; confira

“Com o Balanço Empresarial, podemos observar com mais detalhes o que está acontecendo na economia. No estudo deste ano, pudemos constatar que Pernambuco tem uma base industrial e de infraestrutura muito forte. Os setores de energia, tecnologia e saúde também se destacaram. Isso mostra um retrato minucioso da economia do Estado e isso é importante, inclusive, para as próprias empresas, que poderão ver como as outras organizações do seu segmento estão se comportando”, pontua Calado.

REFERÊNCIA Levantamento feito pelo consultor José Emílio Calado mostra cenário econômico de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Para marcar a edição, o JC soma força à iniciativa e vai publicar uma série de reportagens sobre cada um dos oito indicadores, repercutindo os dados das empresas que mais cresceram em meio à pandemia. Para o diretor do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) Vladimir Melo, há grande expectativa devido à importância deste levantamento.

“O ano de 2020 foi bastante desafiador. Todas as empresas de Pernambuco e do mundo se viram obrigadas a reagir em meio a um cenário muito adverso. O projeto Maiores e Melhores dá o merecido destaque às organizações que conseguiram ter um bom desempenho. E o Jornal do Commercio faz uma cobertura aprofundada, de quem acompanha de perto o movimento da economia do nosso Estado”, comenta Vladimir Melo.

Ascensão

Dentre os diversos segmentos que se destacaram no Balanço Empresarial 2021, um chamou mais atenção: o sucroalcooleiro. De acordo com José Emílio Calado, o setor apresentava retração nos últimos anos, mas cresceu significativamente no ano passado.

“Este é um setor tradicional da economia de Pernambuco que vinha perdendo sua importância ao longo dos anos. Em 2020, pudemos constatar que foi um ano esplendoroso para as empresas do ramo com o aumento de receita e lucros. Vejo isso como um fator que atenuou a crise, já que é um setor que emprega muita mão-de-obra e, consequentemente, gera um efeito positivo na economia”, finaliza Calado.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS