Pelé não economizou nas palavras ao homenagear os 108 anos do Santos, time que defendeu durante boa parte da carreira. Nesta terça-feira (14), o Rei do Futebol se referiu ao Peixe como o clube que mais promoveu o Brasil internacionalmente. Foi por meio do alvinegro e com Pelé no ataque que o País obteve seu primeiro título na Taça Libertadores da América, em 1962.
>>Na sua opinião, quais os maiores meias da história da seleção brasileira?
>>"Marta deveria ser reverenciada como meu pai", diz Kely, filha de Pelé
>>Brasil x Bolívia, na Arena de Pernambuco, pelas Eliminatórias, pode ficar para 2021
Na ocasião, o Peixe disputou a final com o Peñarol. Como nos dois jogos da final o placar agregado ficou empatado por 4x4, houve um terceiro jogo para definir quem seria o campeão daquele ano. O Peñarol defendia o título obtido em 1961. No terceiro duelo, porém, só deu Santos. Pelé marcou duas vezes, enquanto Caetano fez o terceiro do Peixe, sacramentando o título para a equipe brasileira, com vitória por 3x0.
Ainda com Pelé, o Santos ganhou a Libertadores do ano seguinte. Ao todo, são três títulos no torneio, somando a conquista de 2011. Há também a Recopa Intercontinental em 1968; Supercopa Sul-Americana dos Campeões Intercontinentais no mesmo ano; Copa Conmebol em 1998; Recopa Sul-Americana em 2012.
"Meus queridos amigos de todo o mundo, eu digo de todo o mundo porque eu quero que todos os esportistas do mundo saibam que o Santos está fazendo seu 108ª aniversário. E eu faço parte disso, mais da metade. Me honra muito ter sido um dos vencedores do Santos Futebol Clube, porque o Santos Futebol Clube foi o time que mais promovel o nosso País. Mais promoveu o Brasil em todo o mundo. E hoje eu agradeço a Deus por estar aqui e agradecer a todos aqueles que nos apoiavam no campo e todos aqueles que até hoje amam o Santos", disse pelé.
Outros 'santistas ilustres' também aproveitaram para felicitar o clube pelo aniversário de 108 anos. São os casos dos atacantes Neymar, do Paris Saint-Germain, e de Robinho, do Basaksehir. Neymar aproveitou para dizer que é completamente apaixonado pelo Peixe e se disse torcedor do Santos, enquanto o colega de posição também exaltou o alvinegro e afirmou felicidade por fazer parte dos 108 anos da agremiação.