Conmebol anuncia início das Eliminatórias em setembro e mantém formato de disputa

As Eliminatórias tinham início previsto para o final de março, mas as duas primeiras rodadas acabaram canceladas pela pandemia do novo coronavírus
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/04/2020 às 15:23
Rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar foram adiadas por conta da pandemia do novo coronavírus Foto: Foto: AFP


A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta sexta-feira (17) a programação para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Após reunião por videoconferência entre representantes dos países e dirigentes, a entidade afirmou que a disputa por vaga terá início em setembro e vai manter o formato atual de disputa, com todos as seleções jogando entre si em turno e returno.

As Eliminatórias tinham início previsto para o final de março, mas as duas primeiras rodadas acabaram canceladas pela pandemia do novo coronavírus. Como o calendário já previa novos encontros entre as seleções da América do Sul para setembro, a Conmebol apenas transferiu de mês a abertura da competição. Os jogos iniciais serão disputados entre os dias 4 e 8 daquele mês. A estreia do Brasil está marcada para ser contra a Bolívia, na Arena Pernambuco. Dia 8, o desafio é contra o Peru, em Lima.

Assim como é feito desde as Eliminatórias para a Copa de 1998, na França, a Conmebol manterá o esquema de disputa em que as 10 seleções jogam entre si em turno e returno. As quatro mais bem classificadas garantem vaga direta no Mundial e a quinta colocada terá de disputar uma repescagem intercontinental. Pelo efeito do coronavírus no calendário esportivo, chegou a ser cogitada um novo formato de disputa para se ter uma competição com menos jogos. Porém, a entidade sul-americana preferiu não fazer mudanças.

COPA AMÉRICA

A reunião da entidade também confirmou a realização da Copa América para os meses de junho e julho de 2021. Inicialmente marcada para este ano, o torneio foi adiado por conta da pandemia. A competição será disputada na Argentina e na Colômbia, com as presenças das 10 seleções do continente e mais as convidadas Catar e Austrália.

Embora sem anunciar datas, a Conmebol afirmou que vai retomar as disputas já iniciadas neste ano da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O reinício dependerá da situação de saúde pública "A prioridade continua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano e, portanto, devido às atuais recomendações das autoridades sanitárias internacionais e de cada um dos países", disse em comunicado.

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?

Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Listen to Quais os cinco maiores meias da história da Seleção Brasileira? byRádio Jornal on hearthis.at   

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes futebol seleção conmebol
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory