O último jogo de Pelé em Copas foi a sua consagração definitiva em Mundiais

Rei do futebol se despediu das Copas do Mundo com um gol na final de 1970, na vitória do Brasil por 4x1 sobre a Itália, diante de mais de 100 mil pessoas no estádio Azteca
Marcos Leandro
Publicado em 19/04/2020 às 9:25
Pelé foi ovacionado quando o Brasil goleou a Itália por 4x1, na final da Copa do México. Naquele momento, o camisa 10 da seleção se transformava em lenda do futebol Foto: Estadão Conteúdo


O último jogo de Pelé em Copas do Mundo foi também a consagração final e definitiva do Rei do futebol na história dos Mundiais. O adversário seria a Itália, no estádio Azteca, na Cidade do México, no dia 21 de junho de 1970. A final iria coroar o primeiro tricampeão da Copa e valia também a posse definitiva da taça Jules Rimet. O duelo será retransmitido neste domingo (19), às 18h, pelo canal fechado Sportv.

O Brasil chegou à decisão com cinco vitórias e um futebol encantador. Venceu na estreia a Checoslováquia por 4x1, depois passou pela atual campeã Inglaterra por 1x0 e ainda superou a Romênia por 3x2 na fase de grupos. Nas quartas de final, vitória por 4x2 sobre o Peru. Na semifinal, jogo duro, mas triunfo por 3x1 ante o Uruguai, vinte anos depois da derrota para os rivais sul-americanos na final de 1950, no Maracanã.

> Brasil 4x1 Checoslováquia: um deleite em cada jogada

> Brasil 1x0 Inglaterra: um grande gol, em um grande jogo

> Brasil 3x2 Romênia: sobrou para o goleiro

> Brasil 4x2 Peru: Tostão desencanta

> Brasil 3x1 Uruguai: o troco vinte anos depois

Já a Itália estreou com uma vitória por 1x0 sobre a Suécia, depois ficou no 0x0 com o Uruguai e repetiu o 0x0 diante de Israel. Nas quartas de final, a Squadra Azzurra derrotou os anfitriões mexicanos por 4x1. Na semifinal, superou a Alemanha por 4x3, no jogo que é considerado por muitos especialistas o maior de todas as Copas. Foram cinco gols apenas na prorrogação. 

Mas diante dos mais de 100 mil torcedores (107.412) no estádio Azteca, o baile foi verde-amarelo. Pelé abriu o placar, marcando seu quarto gol na Copa. Boninsegna empatou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto decretaram o placar de 4x1 para a Canarinho. Brasil tricampeão do mundo. 

Pelé, que mais tarde anunciaria que não jogaria a Copa de 1974, fechava sua trajetória em Mundiais com 14 jogos, 12 gols e três títulos (1958, 1962 e 1970). 

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?

Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Listen to Quais os cinco maiores meias da história da Seleção Brasileira? byRádio Jornal on hearthis.at    ?

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes futebol Pelé copa do mundo Assinante
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory