O futebol parou em todas as principais ligas da Europa e nenhuma ainda retornou. Contudo, a Uefa (entidade máxima do futebol europeu) quer começar a planejar as competições de clubes da próxima temporada.
Em uma carta enviada às 55 federações da Uefa, o presidente da entidade, o esloveno Aleksander Ceferin, afirmou que qualquer liga que cancelasse sua temporada precisaria definir, até o dia 25 maio, as equipes classificadas para a próxima edição das competições de clubes continentais.
O esporte foi interrompido pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com a disputa da Eurocopa de 2020 adiada para o próximo ano, e as ligas nacionais e as competições continentais de clubes permanecendo em compasso de espera.
A Uefa deixou claro que deseja que suas federações-membro completem suas temporadas domésticas no lugar de abandoná-las. Também espera terminar a disputa da Liga dos Campeões e da Liga da Europa.
Enquanto os organizadores de competições como o Campeonato Alemão, o Campeonato Italiano e o Campeonato Inglês afirmam querer completar a temporada, a Federação Holandesa decidiu interromper sua temporada na última sexta e anunciou que não haveria campeão, rebaixamentos ou promoções (decisão muito criticada por alguns que participam do torneio).
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um programa exclusivo da Rádio Jornal sobre o futebol internacional. Diante desse período de paralisação, muitos debates sobre Copas do Mundo, craques do passado e muito mais. No programa desta semana, o principal assunto foi: qual é o melhor jogador brasileiro pós Pelé? No debate, Ronaldo e Romário foram os mais cotados a esse posto.
Além de debater qual é o melhor pós Pelé, o programa também relembra grandes atuações de Romário com a camisa da Seleção Brasileira, jogos memoráveis de Copas do Mundo e de Champions League, além de um grande duelo de técnicos: Rinus Michels ou Pep Guardiola? Na trilha sonora do programa... Guns N' Roses!