Foi com o bom humor de sempre que o comentarista da Rádio Jornal e da TV Jornal Maciel Júnior mandou sua mensagem de conscientização sobre os perigos do novo coronavírus enquanto recebia alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança, na noite desta terça-feira (12). Após 21 dias internado em intensa luta contra a covid-19, Maciel foi transferido para o quarto, onde vai continuar seu tratamento contra a doença.
Aos telespectadores e ouvintes, o "The Best", como é conhecido, pediu: "Fique em casa". "Que as pessoas saibam da seriedade deste negócio. Eu estou em um hospital grande, bem tratado, tive atenção e, [mesmo assim], quase morro, porque a gente só sabe o nome da doença, covid-19, mas não sabe o remédio direito, o [medicamento] que serve em um, não serve no outro, e as pessoas estão brincando, querendo sair de casa, normalmente. Fique em casa, danado!", disse.
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
Vitorioso, Maciel saiu da UTI nesta terça e foi aplaudido pelos médicos e ainda arriscou uma 'dancinha' em comemoração enquanto segurava uma placa com os dizeres: "Eu venci a Covid-19. Glória a Deus!!!".
Quando deu entrada no Hospital Esperança, Maciel estava de férias da Rádio Jornal e apresentava uma insuficiência respiratória. Depois de fazer o teste para a covid-19, ele precisou utilizar o oxigênio e foi encaminhado para a UTI. Foi entubado no dia 26 de abril. No dia 6 de maio, quando saiu do coma induzido, o apresentador de 52 anos foi extubado.
>> Recuperando-se do coronavírus, Maciel Júnior vê a família em videoconferência
Agora, a torcida é para que o nosso 'Best' se recupere e continue levando alegria aos amantes do futebol nas ondas da Rádio Jornal e nas telinhas da TV Jornal.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.