Impulsionado pelos atacantes franceses Marcus Thuram e Alassane Pléa, o Borussia Mönchengladbach derrotou por 4 a 1 o Union Berlin (14º) e assumiu a terceira colocação provisória do Campeonato Alemão, nesta domingo (31).
O filho do lendário Liliam Thuram, lateral da seleção francesa campeã do mundo em 1998, anotou dois gols (41' e 59') e Pléa fechou a goleada (81'), que havia sido aberta por Florian Neuhaus (17').
Após cada gol marcado, Marcus Thuram se ajoelhou no gramado em protesto à morte de um homem negro nos Estados Unidos vítima da truculência da polícia, um incidente que vem provocando manifestações violentas no país.
O atacante sueco Sebastian Andersson marcou o gol de honra do Union Berlin pouco após o intervalo (50').
Com a vitória, o Gladbach assumiu a terceira colocação provisória da Bundesliga com 56 pontos, empatado em pontos com o Bayer Leverkusen, que na sexta-feira (29) abriu a rodada vencendo o Freiburg (1-0).
Ambas as equipes, contudo, poderão ser superadas caso o RB Leipzig (55 pts) derrotar na segunda-feira (1º) o Colônia (11º) no encerramento da rodada.
A rodada deste domingo se completará com o duelo entre o Borussia Dortmund, segundo colocado com 57 pontos, na casa do lanterninha Paderborn.
Distante 10 pontos do líder Bayern de Munique, que no sábado goleou por 5 a 0 o Fortuna Düsseldorf, o Borussia Dortmund precisa vencer não só para se manter na briga pelo título, mas também para afastar os principais perseguidores na disputa por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.