Três meses depois do que previa o calendário no começo do ano por causa da pandemia do novo coronavírus, a CBF tem agora uma nova data para o início das disputas do Campeonatos Brasileiros das Séries A e B. Em nota, no site oficial da entidade, a projeção ficou para o começo de agosto, com a Primeira Divisão no dia 9, um domingo, e a Segundona no dia anterior.
De acordo com a CBF, a decisão tomada nesta quinta-feira (25) à noite foi tomada em reunião junto à Comissão Nacional de Clubes (CNC), com a participação dos 40 clubes que participam das competições. As datas foram propostas por Rogério Caboclo, presidente da entidade maior do futebol nacional.
LEIA MAIS:
>Aflitos passa por vistoria e Náutico mostra confiança em retomar capacidade
>Fifa confirma Eliminatórias Sul-Americanas para setembro
>Ex-goleiro do Sport, Agenor aceita suspender acordo de dívida durante pandemia
Apesar da data estipulada, há ainda a necessidade de autorização dos órgãos de saúde. Em Pernambuco, por exemplo, os jogos de futebol ainda não foram autorizados, mas os treinos das equipes foram retomados no dia 15 de junho. A reabertura gradual acontece após o estado apresentar queda após o lockdown no mês de maio. Mas, agora, os casos da covid-19 voltaram a subir.
Por causa dessa incerteza, 19 dos vinte clubes da Série A aceitaram jogar fora de suas cidades, caso não haja liberação pelas autoridades de saúde dos municípios.
Na Série A, o Sport vai estrear como mandante, diante do Ceará, enfrentando o Vasco fora no jogo seguinte. Já o Náutico, na Série B, retoma a caminhada como visitante, contra o Avaí. As duas rodadas seguintes são em casa, contra Operário e CRB.