O futebol brasileiro tem caminhado, cada vez mais, para a produção própria de conteúdo por parte dos clubes. Um dos pontos explorados é o dos canais próprios. Sejam eles no YouTube, como grande parte faz, ou em plataforma própria com material exclusivo. O certo é que tal cenário, comum na Europa e em outras ligas e outros esportes, segue uma curva ascendente no Brasil depois de alguns anos de implantação. Agora, se aprimora e expande.
Os grandes clubes do país possuem material bem trabalhado e constante. O Flamengo, por exemplo, lidera o número de inscritos no YouTube entre os times no Brasil, com 3,58 milhões de inscritos. No mundo, é o quarto. Atrás apenas de Barcelona, Real Madrid e Liverpool. Exemplo que serve para o Trio de Ferro do Recife. Juntos, Sport, Santa Cruz e Náutico têm 178 mil pessoas os acompanhando na plataforma. Neste tempo de pandemia, o serviço ficou mais importante e assumiu protagonismo.
Em Pernambuco, a TV Sport Recife é a que vem em mais tempo de atividade e tem um bom alcance, com 108 mil inscritos. A oferta de material é grande e o Rubro-negro planeja a monetização do produto.“Já é perceptível que aumentamos bastante o conteúdo da nossa TV. Nós contratamos um profissional full-time (dedicado em tempo integral) para isso, onde ele faz a captação e edição. É evidente, pelo que a gente já viveu até aqui, que a gente vai precisar fazer esse conteúdo e, de alguma forma, monetizar em um futuro próximo. Porque é uma escolha que o público está fazendo de consumir esse produto e o Sport tem um projeto praticamente pronto, que vai estar no mercado em breve”, comentou o vice-presidente de comunicação do Leão, Jurandyr Gayoso.
No Santa Cruz, o processo de estruturação da TV Coral está acontecendo. Diferentes tipos de vídeos são feitos na rotina do clube e a ideia é de chegar mais longe, aproveitando o potencial do produto que conta com 59 mil inscritos. “O torcedor já deve ter percebido que a qualidade do material aumentou bastante com a aquisição de novos equipamentos. Essa estruturação faz parte de um planejamento, inclusive, para mais na frente a gente ter streaming de algumas coisas do Santa Cruz, conteúdo exclusivos para sócio torcedor. Ela está em um projeto de atualização. A parte de captação já foi bastante melhorada, colocando o Santa em um patamar de acabamento muito bom”, avaliou o diretor de marketing do Tricolor, Guilherme Leite.
O Náutico também tem investido na produção do seu material próprio na TV Timba. Com 11 mil inscritos, o canal tem sido usado para dialogar com o torcedor além do futebol. Visa criar uma imersão maior sobre 'viver' o clube. "Todo o clube que queira estar se comunicando com seu torcedor e seu consumidor de forma mais assertiva, precisa estar em todas as plataformas. Temos pautas em relação não somente ao futebol, mas também a outros projetos estratégicos do clube. A TV Timba tem uma importância enorme para a gente. Começou no final de 2018 com os primeiros vídeos, com um mote mais voltado para o futebol. Mas em 2019 e 2020 já vem se alterando para tentar mostrar também todos os outros projetos, tendo uma linha mais direta com o planejamento estratégico do clube", explicou o vice-presidente de comunicação e marketing do Náutico, Luiz Felipe Figueiredo.