O Campeonato Pernambucano estava previsto para recomeçar entre os dias 8 e 12 de julho, no entanto o secretário de saúde do governo de Pernambuco, André Longo, revelou que ainda não há previsão de retorno do futebol no estado, durante coletiva de imprensa na terça-feira. A notícia surpreendeu o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, que estava certo que a competição voltaria nos próximos dias.
>> Clubes da Série C pedem início do campeonato na mesma data das Séries A e B
>> Futebol não tem data para recomeçar em Pernambuco
"Eu realmente não sei o que aconteceu. Estamos mantendo contato com o governo e vamos tratar disso amanhã (quinta-feira). Vamos verificar se aconteceu algum fato novo porque estava tudo certo", comentou o mandatário, que está em Brasília e retorna ao Recife na noite desta quarta-feira. Evandro ainda falou que está surpreso e não há plano B para a retomada da competição estadual. "Nossa previsão era trabalhar com datas entre 8 e 12 de julho, agora já não sei", pontuou.
Além do Estadual, os clubes pernambucanos vão dar continuidade à Copa do Nordeste, que também não tem data definida. Evandro havia falado em entrevista à Rádio Jornal no início da semana que o planejamento da FPF era iniciar o Pernambucano entre os dias 8 e 12 para liberar as esquipes para a disputa do Brasileiro das Séries A e B - no caso de Sport e Náutico -, que estão marcadas para começar nos dias 8 e 9 de agosto.
No entanto, a informação dada por André Longo liga um sinal de alerta na entidade esportiva. "Hoje não temos data para o retorno dos jogos. Adiamos e retiramos o retorno dos jogos de futebol, como o polo de confecções, da etapa 5 e ainda vamos definir quais são as próximas etapas a partir da semana epidemiológica 27", falou o secretário em entrevista coletiva. O governo e a FPF vão se reunir para planejar novo calendário de jogos.
O Pernambucano previsa de cinco datas para sua conclusão. Ainda faltam acontecer os jogos da última rodada da primeira fase e os jogos eliminatórios.