Com o fim da fase de classificação da Copa do Nordeste, Santa Cruz e Sport ficaram com a última vaga no seus grupos e agora vão encarar os líderes das suas respectivas chaves nas quartas de final. No próximo sábado (25), o Leão da Praça da Bandeira encara o Fortaleza, no Barradão, às 16h, com transmissão da TV Jornal. Já a Cobra Coral enfrenta o Confiança às 18h30, no Joia da Princesa, em Feira de Santana. Os confrontos serão em partida única e avança aquele que vencer. Em caso de empate no tempo normal, o jogo segue para a disputa de pênaltis. Vitória x Ceará e Bahia x Botafogo-PB completam os jogos das quartas de final.
Sport x Fortaleza
No retorno do futebol após mais de quatro meses de paralisação devido a pandemia do novo coronavírus, o Sport vive um cenário distinto. O clube foi eliminado do Pernambucano após derrota por 2 a 1 para o Santa Cruz e vai disputar o quadrangular do rebaixamento. Por outro lado, classificou na Copa do Nordeste depois do empate contra o Confiança, quando ainda contou com o tropeço do ABC, que perdeu para o CSA. A combinação de resultados deu ao Leão a quarta colocação e um confronto duríssimo na fase seguinte. Isso porque o adversário das quartas de final será o Fortaleza, atual campeão e líder do Grupo A com a mesma pontuação do Bahia.
O time comandado por Rogério Ceni fez a melhor campanha da primeira fase, registrando um aproveitamento de 70,8%, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O clube está invicto na volta do futebol, quando somou quatro vitórias em quatro jogos. Se contabilizar o jogos antes da pausa, o Fortaleza tem sete vitórias consecutivas, uma delas, inclusive, por 3 a 0 contra o Náutico, nos Aflitos, no dia 14 de março.
Sob desconfiança, o Sport ganhou novo fôlego após a classificação no Nordestão. Na competição, o time somou na primeira fase duas vitórias, quatro empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 41,7%. Para o jogo de sábado, o Rubro-negro não conta com o lateral-esquerdo Sander, o zagueiro Rafael Thyere e o volante João Igor, todos por lesão. Desfalque de última hora contra o Confiança devido ao teste positivo para o coronavírus, o lateral-esquerdo Luciano Juba fez um novo exame nesta quinta e fará mais uma amanhã. Em caso de resultados negativos, o atleta será liberado para a partida decisiva contra o Fortaleza. Após boa atuação diante do Confiança, o Sport aposta na qualidade do meia Jonatan Gómez para chegar as semifinais do Nordestão.
Listen to Presidente do Sport avalia planejamento para primeiras competições da temporada byRádio Jornal on hearthis.at
LEIA MAIS
> Copa do Nordeste: CBF divulga tabela detalhada das quartas de final
> Presidente do Santa Cruz avalia adversário da Copa do Nordeste: "Faz temporada muito boa"
> Evandro Carvalho afirma que data do jogo do Sport no Pernambucano não deve ser alterada
Santa Cruz x Confiança
Embalado depois de mais um triunfo, o Santa Cruz chega forte para o confronto contra o Confiança no próximo sábado. Classificado na quarta colocação, o Tricolor tem um aproveitamento de 54,2%, com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Se for observado o número dos últimos 12 jogos, com partidas entre o Nordestão, Copa do Brasil e Pernambucano, a Cobra Coral perdeu apenas uma partida, justamente para o Sport no dia 7 de março. No período, foram nove vitórias, dois empates - com uma eliminação nos pênaltis para o Atlético Goianiense na Copa do Brasil -, e uma derrota.
Os números comprovam a competitividade do time de Itamar Schulle, que pregou humildade para o confronto contra o Confiança na coletiva depois da vitória da última quarta-feira. A equipe Coral aposta na força coletiva e na estrela do centroavante Pipico para avançar de fase. Em caso de classificação, o Santa Cruz chegará nas semifinais almejando a conquista do bicampeonato regional - conquistado pela primeira vez no ano de 2016.
Do outro lado, o Confiança conseguiu a classificação para o mata-mata da Copa do Nordeste pela primeira vez na sua história. O empate por 1 a 1 contra o Sport garantiu ao time sergipano a primeira colocação do Grupo B, com 14 somados em quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, o que totalizou um aproveitamento de 58,3%. Embalado no início da competição sob o comando do técnico Daniel Paulista, que deixou a equipe para assumir o Sport e se despediu na vitória por 2 a 0 sobre o River-PI no dia 15 de fevereiro, o azulino oscilou no Nordestão após a saída do técnico.
Com Matheus Costa no comando, a equipe venceu o Fortaleza, mas perdeu para Bahia e CRB, além do empate na 8ª rodada contra o Sport. Apesar da oscilação com a troca de treinadores, o Confiança garantiu a primeira colocação da chave. Sábado, o azulino terá a volta do atacante Mikael, que marcou três gols na competição e não pôde atuar contra o Leão na quarta-feira por causa de multa contratual, já que pertence ao clube pernambucano.
Listen to Santa Cruz realiza testes da covid-19 e inicia preparação para a próxima fase da Copa do Nordeste byRádio Jornal on hearthis.at
Invictos no Nordestão, Vitória e Ceará se enfrentam no Estádio Pituaçu, também no próximo sábado (25), às 16h. O rubro-negro baiano se classificou em terceiro lugar no Grupo B, com 14 pontos somados em três vitórias e cinco empates. Já o Ceará ficou na segunda colocação, com o mesmo retrospecto do adversário, mas com vantagem no saldo de gols, já que marcou quatro vezes a mais do que o Vitória. Para avançar de fase, o Ceará conta com o brilho do meia Vinícius e do atacante Rafael Sóbis, com quatro e três gols respectivamente na competição. O time baiano não terá a presença do atacante Vico, suspenso com terceiro cartão amarelo. Por isso, contará com a estrela dos atacantes Alisson Farias e Léo Ceará para garantir a classificação.
Encerrando a rodada das quartas de final, Bahia e Botafogo-PB disputam a vaga na semifinal às 21h30, também no Estádio Pituaçu. Vice-líder do Grupo A com a mesma pontuação do Fortaleza, o Bahia ficou uma posição atrás devido ao número de cartões vermelhos, onde somou um a mais que o Tricolor do Pici. Na última quarta-feira, o Bahia goleou o Náutico por 4 a 1 e encerrou a fase classificatória com 17 pontos somados em cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O time comandado por Roger Machado totalizou um aproveitamento de 70,8% e conta com a força do elenco e do brilho do centroavante Gilberto - um dos artilheiros do Nordestão com quatro gols - para avançar à semifinal.
Já o Botafogo-PB ficou na terceira colocação do Grupo A, com 13 pontos em três vitórias, quatro empates e uma derrota. O time teve um aproveitamento de 54,2% na competição. Agora terá um duelo duríssimo contra o Bahia sem a presença dos volantes Wellington César e Everton Heleno, que testaram positivo para a covid-19 e do lateral-direito Léo Moura, que está se tratando de uma lombalgia e nem viajou para Salvador.
Listen to Raio-X dos clubes e as chances de classificação na Copa do Nordeste byRádio Jornal on hearthis.at