Técnico prodígio faz história

Lucas Holanda
Publicado em 15/08/2020 às 6:00


Aos 33 anos, o técnico do RB Leipzig, Julian Nagelsmann, vai fazendo história na Champions League. Ao classificar o clube alemão para as semifinais da competição de clubes mais importante do mundo, o treinador atingiu uma significativa marca: o comandante mais novo a estar em uma fase tão importante do torneio. Mais novo que Cristiano Ronaldo (35 anos) e Messi (33 anos, nascido em junho de 1987), Nagelsmann (nascido em julho de 1987) terá pela frente um animado PSG do craque brasileiro Neymar, que chega empolgado após uma classificação heroica nas quartas diante do Atalanta. O confronto entre alemães e franceses será na próxima terça-feira.

Com uma carreira de jogador muito curta por conta de lesões, o técnico do RB Leipzig começou a carreira de treinador muito cedo, aos 28 anos. E foi justamente o adversário na semifinal quem ajudou nesse processo. Isso porque Thomas Tuchel, que atualmente treina o PSG, comandava o Augbsburg à época, e colocou o Nagelsmann no núcleo de inteligência da segunda equipe. Daí, ele foi se destacando e passou a ser assistente do sub-17 do 1860 München e depois seguiu para o Hoffenheim - onde também ocupou a mesma função.

Em 2015, Nagelsmann se formou como treinador. E em 2016, aos 28 anos, assumiu o Hoffenheim, se tornando o técnico mais jovem da Bundesliga. Na primeira temporada à frente do clube alemão, conseguiu livrar o time do rebaixamento. Na segunda, colocou a equipe na Champions League pela primeira vez na história do time - embora o Hoffenheim tenha sido eliminado pelo Liverpool nos playoffs que antecedem a fase de grupos da competição.

Com ideias de jogo modernas e um estilo de jogo bem ofensivo, Nagelsmann deixou o Hoffenheim após três temporadas para acertar com o RB Leipzig. E vem fazendo uma ótima temporada. Na Bundesliga, foi o 3º e garantiu vaga na Champions League da próxima temporada. E agora vai tentar seguir fazendo história na competição de clubes mais importante do planeta, sabendo que pela frente tem um PSG com fome de título, além dos rivais do outro lado em uma possível final.

 

TAGS
história
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory