A vitória por 2x1 sobre o Santa Cruz na última quarta-feira (31), no estádio do Arruda, pela sexta rodada da Copa do Nordeste, manteve o Sport vivo na competição. No entanto, o cenário em termos de classificação para as quartas de final ainda é complicado. Mas ainda é possível.
Com o triunfo no Clássico das Multidões, o Leão alcançou os cinco pontos no Grupo B. De cara, deixou a lanterna, cenário que foi ratificado com a derrota do Botafogo-PB por 1x0 para o Treze, nesta quinta (1º), no estádio Boca do Jacaré, em Taquantinga-DF. O jogo completou a sexta rodada do Nordestão. O Belo ficou com quatro pontos, em último na chave do rubro-negro.
Faltando duas rodadas, o Sport precisa ultrapassar mais três times para avançar à segunda fase. Para isso, precisa vencer seus dois últimos compromissos. O primeiro já é neste sábado (3), na Ilha do Retiro, contra o Ceará. Partida que terá a transmissão da TV Jornal, às 16h, com narração de Aroldo Costa, o Maior Gol do Mundo, e Maciel Júnior, o Bom de Bola. Depois, os comandados de Jair Ventura encerram a participação na 1ª fase diante do Treze, sábado (10), no Amigão, em Campina Grande.
Mas vencer os dois jogos e chegar aos 11 pontos ainda não garante o Sport nas quartas de final. Será preciso secar seus concorrentes. Veja os cenários abaixo:
FORTALEZA
Tem 11 pontos e o Sport só alcança se vencer as duas e o Tricolor do Pici perder as duas partidas (Bahia em casa e Confiança fora), além do rubro-negro ter que tirar uma diferença no saldo de gols, que hoje é de +3 a favor do Fortaleza contra -6 do Sport.
CSA
Sport passa o CSA (nove pontos) se vencer as duas e o time alagoano não triunfar mais nenhuma vez na competição. Se o CSA vencer pelo menos uma, o Leão já não tem como alcançar, pois o CSA chegaria a 12 pontos, enquanto o Sport só chega até 11. Se o time alagoano empatar as duas (4 de Julho e Sampaio) e o Sport vencer as duas, o Leão se classificaria pelo número de vitórias: 3x2.
VITÓRIA
O mesmo raciocínio que o CSA. Sport só ultrapassa o Vitória caso o time baiano não vença mais na Copa do Nordeste, pois tem 9 pontos e com um simples triunfo chegaria a 12, pontuação que o Leão de Pernambuco não pode mais alcançar. Se o time baiano empatar as duas (Treze e 4 de Julho) e o Sport vencer as duas, o Leão se classificaria pelo número de vitórias: 3x2.
ABC
Dos quatro times que estão no G-4 até o momento, o ABC (8 pontos) é o mais próximo do alcance do Sport. O time potiguar só pode fazer, no máximo, mais três pontos, pois chegaria até 11 e três vitórias. Se o ABC fizer 4 pontos, aí o Sport já não tem mais como alcançá-lo. Se ambos empatarem em 11 pontos, fica na frente quem tiver o saldo melhor. No momento, o ABC tem 1 positivo, enquanto o Sport tem -6. O detalhe é que o ABC ainda tem três jogos pra fazer, diferentemente do Sport, que tem dois. O time potiguar encara o 4 de Julho e o Sampaio em casa, além do Bahia fora.
SALGUEIRO E ALTOS
Ambos têm sete pontos e duas vitórias. Portanto, o Sport tem que torcer para que eles consigam fazer no máximo quatro pontos, pois aí o rubro-negro iria tentar ultrapassar os dois no saldo de gols. O Salgueiro tem -1, enquanto o Altos tem -4 e o Sport -6. O Carcará recebe o CRB e visita o Ceará. O Altos recebe o Santa Cruz e pega o CRB fora de casa.