Cerca de 24 horas após anunciar a escalação da arbitragem para as semifinais do Campeonato Pernambucano, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) precisou fazer uma alteração no quarteto que apitará o Clássico das Emoções entre Náutico x Santa Cruz. A partida contaria com o recurso do árbitro de vídeo (VAR), mas por problemas técnico a ferramenta não estará disponível para a partida. Dessa forma, houve troca no quadro de arbitragem de árbitros locais por integrantes do quadro Fifa.
Ao invés de Tiago Nascimento e dos assistentes Clóvis Amaral e Bruno Vieira, o clássico será apitado por Rafael Traci (Fifa-PR) com assistência de Fábio Pereira (Master-TO) e Leila Naiara (Fifa-DF).
De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, os problemas técnicos com o VAR foram relatados no início da tarde desta sexta-feira pelas duas empresas credenciadas que manuseiam o equipamento no Brasil.
"A Comissão Nacional (de Arbitragem) informou que as duas empresas, que são as únicas credenciadas no Brasil para fazer o VAR, disseram que não conseguiram reunir nem a equipe técnica suficiente, nem o equipamento, devido a grande demanda de contratos já anteriores ao nosso. Assim, não poderiam realizar o VAR. Desse modo, como nem Náutico, nem Santa Cruz não tem culpa, a CBF resolveu disponibilizar arbitragem Fifa presencial e não VAR, sem custo para nenhum dos dois", explicou Evandro.
Ainda segundo o presidente da FPF, importar arbitragem Fifa tem um custo que gira em torno de R$ 30 mil a R$ 40 mil.