Perto de fazer 41 anos, a americana Serena Williams, considerada a maior tenista de todos os tempos, encerrou a carreira profissional. Nesta sexta-feira (2), a jogadora se despediu do tênis ao ser derrotada no US Open pela australiana Ajla Tomljanovic por 2x1 em mais de 3 horas de jogo.
Com quase 41 anos, Williams salvou cinco match points no set final antes de perder para Tomljanovic por 7-5, 6-7 (4-7) e 6-1 após três horas de uma partida altamente emocionante.
Atual número 608 do mundo, a americana tem em sua vitoriosa carreira 23 títulos de Grand Slam, um abaixo do recorde da australiana Margaret Court. Curiosamente, sua primeira conquista foi no US Open, em 1999, quando tinha apenas 17 anos.
Conheça os maiores tenistas de todos os tempos
Serena Williams só tem menos Slams do que Margaret Court, que competiu ainda na Era amadora. Court tem 24. Mas entre as profissionais, Serena supera Steffi Graf (22), Martina Navratilova (18) e Chris Evert (18). Ela também supera no masculino Rafael Nadal (22), Roger Federer (20) e Novak Djkovic (21).
Somando com as duplas, Serena Williams tem 39 títulos. Ela participou de 80 Slams na carreira, só atrás da irmã Venus, que disputou 90.
No que diz respeito aos títulos em todos os níveis, Serena Williams é a quinta, atrás apenas de Navratilova (167), Chris Evert (157), Steffi Graf (107) e Margaret Court (92).
Além disso, Serena Williams acumula quatro medalhas de ouro em Olimpíadas, três em duplas e uma de simples. Somente ela e Graf conquistaram todos os Slams e a medalha de ouro.
Serena Williams ainda brilha em outros aspectos. Ela foi a mais velha a vencer um Slam, quando venceu o Australian Open aos 35 anos e quatro meses. São dez títulos de Slams após os 30 anos. Ainda foi a mais velha a ocupar a liderança do ranking da WTA, sendo a terceira com maior número de semanas na ponta, 319.
Por fim, a premiação de R$ 484 milhões dá a ela o posto de maior vencedora da história do tênis em termos financeiros.