Como informado pelo Jornal do Commercio, o STJD já tem em mãos o as denúncias feitas pela Procuradoria da entidade, para que a Ilha do Retiro seja interditada.
O motivo foram as invasões da torcida rubro-negra ao gramado durante o jogo ente Sport e Vasco, no último domingo (16), pela Série B.
- Organizada do Sport xinga e chama Raniel de usuário de drogas nas redes sociais após confusão na Ilha do Retiro; confira
- Sport emite nova nota sobre confusão da Ilha do Retiro e rebate diretoria do VASCO; confira
- Procuradoria do STJD denuncia o SPORT e pede interdição da Ilha do Retiro após confusão contra o VASCO; Leão ainda pode perder pontos e tomar multa pesada
- Saiba quais as punições que o SPORT pode sofrer, após denúncias no STJD; confira o que diz cada artigo
De acordo com o jornalista Paulo Vinícius Coelho, do Globo Esporte, a decisão sairá ainda nesta terça-feira (18), de maneira favorável ao pedido. Com isso, de maneira preventiva, o estádio já terá portões fechados na próxima partida do Leão, contra o Operário, dia 28 de outubro.
A decisão definitiva só sairá, segundo a apuração, na próxima semana, entre os dias 25 ou 26 de outubro.
As punições, no entanto, ainda são incertas. O Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e em dois do Regulamento Geral de Competições da CBF.
Por conta disto, o Leão poderá pegar um gancho de 10 jogos com portões fechados nas partidas como mandante e não terá direito a carga de ingressos nos jogos como visitantes. O clube ainda corre o risco de perder pontos e sofrer multas que chegam a R$ 300 mil, juntas.
"Os integrantes do STJD entendem que é necessário ter pressa, para diminuir a sensação de impunidade causada nos últimos anos. Dentro da CBF, que pressiona o tribunal, há o consenso de que as punições deixaram de acontecer nos últimos cinco anos, o que resultou em transformações em multas faltas graves como as invasões à Arena do Grêmio e à Vila Belmiro", diz PVC.
Segundo o jornalista, a punição máxima em relação à perda de mando e as multas deverão ser aplicadas, enquanto a perda de pontos não tem consenso.
ENTENDA O CASO:
Aos 44 minutos do segundo tempo, o goleiro Saulo, do Sport, cometeu um pênalti em cima do jogador Alex Teireira, do Vasco.
Ao cobrar o chute e marcar o gol, o atacante Raniel, ex-Santa Cruz, foi comemorar em direção à torcida do Sport, no setor destinado à Torcida Jovem.
Os rubro-negros arremessaram objetos no campo e arrombaram um dos portões que dão acesso ao gramado. Profissionais do Corpo de Bombeiros chegaram a ser agredidos.
Com medo, os jogadores do Vasco correram para os vestiários e não retornaram. Após uma hora, o árbitro Raphael Claus deu a partida por encerrada, por considerar que não havia condições mínimas de segurança para o retorno.