Sport e Ceará fazem a final da Copa do Nordeste 2023, nesta quarta-feira (03), na Ilha do Retiro. A partida começa às 21h30 (de Brasília), com transmissão da TV Jornal e Rádio Jornal.
Uma das principais preocupações para essa partida é em relação à segurança dos torcedores, além da questão sobre a presença de instrumentos musicais e bandeiras no estádio.
O secretário-executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Alexandre Luiz Rollo Alves, falou sobre os assuntos em entrevista ao apresentador Tiago Raposo no Balanço de Notícias.
Instrumentos musicais e bandeiras
A retomada aconteceu em fevereiro deste ano, após reunião entre os clubes do Recife, a Federação Pernambucana de Futebol e o governo estadual. Ao todo, podem ter 12 acessórios musicais.
No entanto, é necessário comunicar à Polícia Militar quem são os instrumentistas e quais instrumentos estão sendo levados.
"É necessário ter um segurança privado a cada três instrumentistas para evitar que seja feito mal uso do que é feito para a festa e preservando o clube de eventuais punições", contou.
A charanga só está liberada para a torcida do Sport. Não é permitido para a torcida adversária de nenhuma equipe que venha jogar contra os pernambucanos no Estado.
Em relação à bandeiras e faixas, as torcidas também precisam informar à Policia Militar. "A nossa preocupação é garantir o direito de todos de assistir o espetáculo", afirmou Alexandre.
Segurança para SPORT X CEARÁ
De acordo com o secretário, mais de mil policiais trabalham no dia da final da Copa do Nordeste 2023, divididos entre o estádio, os arredores, os terminais integrais e a fronteira com a Paraíba.
"Todos entes de segurança estão com planejamento operacional, para o evento ocorrer de forma pacifica e todo mundo chegue no estádio e volte para casa com a integridade física intacta", revelou.
Saída do estádio
Quando a partida acabar, o torcedor do time campeão permanece no estádio para que a torcida do clube derrotado deixe as arquibancadas primeiro, confirmou o secretário-executivo da SDS.
"Se o Sport for campeão, primeiro sai a torcida visitante e depois mandante, para que não haja qualquer tumulto na saída do campo. Vamos ter sucesso para que todos voltem para casa" concluiu.
Denúncia
A população pode ajudar a Polícia Civil no combate à violência no futebol. Qualquer pessoa pode fazer denúncias de forma anônima e sigilosa ao GT Futebol da Secretaria de Defesa Social.
- Ouvidoria da SDS: 181
- E-mail: deprie@policiacivil.pe.gov.br
- Whatsapp: (81) 9 9488.4122 - Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DEPRIE)