O brasileiro Vini JR tem sido alvo de constantes ataques racistas em campo. Neste domingo (22) o atleta chegou a ser expulso da partida após contestar uma a atitude preconceituosa de um jogador.
VINI JR RACISMO
A partida foi marcada sobretudo pelos vários incidentes envolvendo Vini Jr. O atacante foi primeiro xingado pela torcida, o que provocou um agrupamento de jogadores, que interromperam o jogo durante vários minutos.
Mais tarde, o brasileiro foi expulso de campo pelo árbitro após contestar os ataques racistas.
"Falei com ele durante o jogo, o clima estava muito pesado, muito ruim, perguntei se ele queria continuar jogando. O fato de eu achar que devo tirá-lo porque o ambiente é racista, não me parece bom.
Eu tenho que tirar um jogador se ele não jogar bem, mas pensar em tirar um jogador por racismo, isso nunca aconteceu comigo. O que aconteceu hoje já aconteceu outras vezes, mas não assim. É inaceitável. A LaLiga espanhola tem um problema.
Não é o Vinicius. Vinicius é a vítima. Há um problema muito grave", afirmou o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, após a partida.
LULA CONDENA ATAQUES RACISTAS SOFRIDOS POR VINICIUS JR
VINI JR VAI SAIR DO REAL MADRID?
São muitos os episódios de racismo contra Vini Jr. Recentemente, o brasileiro depôs na Justiça espanhola no âmbito do caso em que foi xingado de "macaco" por um torcedor do Mallorca em fevereiro deste ano.
Mas mesmo com a recorrência dos episódios, não há indícios de que o atleta deixe a equipe.
"Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas", afirmou o atleta em seu perfil no Twitter.
O brasileiro ainda alertou para a imagem que a Espanha passa para o exterior ao permitir que tais ataques aconteçam na maior competição esportiva da nação. "Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas."
*Com informações da AFP e da Estadão Conteúdo