A Fifa divulgou, nesta quarta-feira (4), as sedes da Copa do Mundo 2030, edição que marcará o centenário da competição, disputada pela primeira vez em 1930, no Uruguai, que receberá a partida de abertura.
Além do jogo de abertura no Uruguai, a primeira rodada também terá jogos disputados na Argentina e no Paraguai
No entanto, os países vizinhos ao nosso não serão a sede principal da competição, que terá a maioria dos seus jogos, disputados por 48 seleções, acontecendo a um "oceano" de distância dali, na Espanha, Portugal e Marrocos, que receberão os jogos da 2ª rodada em diante, até a Final.
A decisão ainda não foi ratificada, mas foi estabelecida uma vez que o Conselho da Fifa concordou que a candidatura única da competição será a que engloba os três países da Península Ibérica.
Com isso, embora receba os primeiros jogos, a candidatura tripla de Uruguai, Argentina e Paraguai está fora da disputa e terá um efeito muito mais simbólico do que qualquer outra coisa.
A decisão deixa de fora, também, as pretensões de Arábia Saudita, Grécia e Egito, que já haviam se retirado da corrida em junho.
CIDADES SEDES DA COPA DO MUNDO 2030
Como dito acima, a decisão ainda não foi ratificada, o que só deve acontecer no próximo ano, 2024, em nova reunião do Conselho da Fifa, que avaliará se a candidatura cumpriu todos os critérios para receber a competição.
Sendo assim, ainda não sabemos quais as cidades que serão sede da competição, quantas de cada país e até onde será a Final, embora estime-se que a Espanha deva receber a grande decisão, em Madri, no Santiago Bernabéu.
O Camp Nou, em Barcelona, e os Estádios da Luz e do Dragão, em Lisboa e Porto, são alguns que teoricamente teriam "presença certa" na competição.
Ademais, em se tratando de Uruguai, Argentina e Paraguai, a tendência é que Montevidéu, mais precisamente o Estádio Centenário (sede da Final da Copa 2030), Buenos Aires, com o Monumental de Núñez e Assunção, com o Defensores del Chaco devam estar presentes.