Um homem realizou um atentado terrorista na tarde desta segunda-feira (16) próximo ao estádio Roi Baudouin, na Bélgica. O estádio era palco do confronto entre Bélgica e Suécia, pela oitava rodada do Grupo G das Eliminatórias para Eurocopa 2023.
Enquanto a partida acontecia, um homem armado abriu fogo contra civis à 6 KM do estádio e em seguida postou um vídeo em sua conta do facebook onde dizia estar partindo em direção ao local que acontecia a partida.
Durante o atentado, um morador gravou um vídeo que mostra um homem vestido de jaqueta laranja fluorescente e capacete branco abrindo fogo sobre dois civis.
Antes do atentado, suposto atirador postou um vídeo no facebook onde escreveu "Está no livro de Deus (Alcorão), almas e sangue serão sacrificados", disse. Veja a foto abaixo:
Já em outra postagem, após o atentado, o atirador fala em vídeo: "Graças a Allah, Abdesalam, sou um Mujahid (jihadista) do Estado Islâmico, goste ou não. Vivemos pela nossa religião e morremos por esta mesma religião. Graças a Allah, o irmão Abdesalam vingou os muçulmanos; Eu matei 3 suecos agora há pouco. Graças a Allah". Veja o Vídeo no post abaixo:
ATENÇÃO: IMAGENS FORTES
Até o momento que essa matéria está sendo escrita, nenhum suspeito foi preso pela polícia. De acordo com a missora de rádio e televisão pública belga, RTBF, o Estádio está sendo evacuado e o nível de ameaça foi elevado para 4, que é o máximo para a região de Bruxelas-Capital.
A partida entre Bélgica x Suécia foi cancelada durante o intervalo da primeira etaca e terminou em 1x1.