O Náutico precisa de uma simples vitória para garantir matematicamente a classificação às quartas de final da Copa do Nordeste, mas a missão neste sábado (14), no estádio dos Aflitos, não é nada fácil. Diante um forte Fortaleza, o time comandado pelo técnico Gilmar Dal Pozzo vai em busca do equilíbrio e aposta na força do torcedor para voltar a vencer como mandante. A bola rola a partir das 18h pela penúltima rodada da fase de grupos.
"Equilíbrio. Precisamos do resultado e vamos construir as jogadas, propor o jogo com a bola, ter a iniciativa por estarmos jogando em casa, mas temos que ter um equilíbrio defensivo. O meu conceito no futebol é atacar o adversário e ter equilíbrio defensivo. Temos que ter uma equipe compacta atrás da linha da bola e depois que retomar o ataque, com uma transição rápida, como fizemos bem no ano passado", comentou o treinador alvirrubro.
Para o confronto decisivo, o Náutico não vai ter peças importantes no ataque como Kieza, Guillermo Paiva, Matheus Carvalho e Álvaro. Preocupado também com opções para o segundo tempo, Gilmar Dal Pozzo deixou a entender que o atacante Jorge Henrique deve começar o jogo no banco de reservas. Dessa maneira, o atacante Jefferson Nem deve voltar a ser titular do time, formando o trio de ataque com Erick e Salatiel.
"Eu tenho que ter um cuidado com a equipe que vai iniciar, mas também tenho que olhar para o banco e ter opções de atletas para quando precisar no decorrer do jogo. Nós perdemos muitos jogadores por conta de lesão e o setor mais prejudicado foi o ataque. Sem quatro jogadores, perdemos também na recomposição da equipe pensando no segundo tempo. Temos que ter cuidado com o Jorge Henrique, porque se começar jogando, provavelmente não vai aguentar o jogo todo", destacou Gilmar Dal Pozzo.
Vice-colocado do Grupo A com 11 pontos, o Fortaleza chega para enfrentar o Náutico de olho na liderança, depois da derrota do Botafogo-PB para o Santa Cruz. Atual campeão da Copa do Nordeste, o Tricolor do Pici criou uma identidade sob o comando do técnico Rogério Ceni. No ano passado, na estreia oficial da temporada, o Timbu sofreu e foi derrotado pelos cearenses por 3x1, nos Aflitos.
“Eu coloco o Fortaleza como um dos candidatos ao título da Copa do Nordeste. Nós já enfrentamos adversários difíceis, como Sport e CRB, e agora vamos enfrentar um time com um conceito um pouco diferente. Por isso que a nossa estratégia é sempre montada em cima daquilo que o adversário tem de melhor, trabalhamos em cima disso e para vencermos e conquistarmos a classificação temos que fazer um jogo bastante forte e seguro", completou Gilmar.
Náutico: Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro (Diego Silva), Fernando Lombardi e Wilian Simões; Luanderson, Jhonnatan e Jean Carlos; Erick, Jefferson Nem e Salatiel. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. Esquema: 4-3-3
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Carlinhos; Juninho, Nenê Bonilha e Romarinho; David, Osvaldo e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni. Esquema: 4-3-3.
Local: estádio dos Aflitos, Recife (PE). Horário: 18h. Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais (MA). Assistentes: Antonio Fernando de Sousa Santos e Elson Araujo da Silva (ambos do MA). Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), com descontos especiais para sócios do Náutico.