Chegou ao fim a trajetória do Náutico na Copa do Nordeste 2020. De maneira melancólica e com uma atuação apática, o Alvirrubro acabou goleado pelo Bahia por 4x1 no estádio Pituaçu, em Salvador. Com a vitória do Santa Cruz na rodada, o rival tirou o Timbu do G4 do Grupo B. A equipe encerra a competição na quinta colocação, com 11 pontos. Agora, resta ao Náutico o Campeonato Pernambucano, onde terá compromisso no próximo domingo, às 16 horas, diante do Central.
Que seria uma missão bastante difícil, já se sabia. Contudo, levar um gol na primeira chegada do adversário complicou bastante a situação do Náutico. Élber recebeu livre na intermediária, teve espaço para dominar e arriscar de longe. O atacante do Bahia mandou no ângulo esquerdo de Jefferson. Golaço. O Náutico tentou sair para o jogo, mas a fraca atuação do meio-campo dificultou bastante a criação de jogadas e a marcação. Quando tinha a bola, o Tricolor de Aço conseguia chegar na entrada da área alvirrubra com facilidade. A descida em velocidade principalmente pelo lado esquerdo, com Clayson e Juninho Capixaba, foi um ponto forte.
O Timbu teve sua primeira boa finalização aos 17 minutos. Em cobrança ensaiada de falta, Erick recebeu pela esquerda e bateu cruzado, mandando pelo lado de fora da rede. Na dificuldade em sair jogando pelo meio, o Náutico vacilou e o Bahia não perdoou. O volante Flávio se antecipou, ganhou a posse na intermediária e lançou para o meia Rodriguinho. Ele tabelou pelo meio e, de cara com Jefferson, ampliou aos 26. O ataque alvirrubro esteve apagado no primeiro tempo e o meio de campo sofreu bastante. Não encaixou como o técnico Gilmar Dal Pozzo queria. O Esquadrão demonstrou a superioridade técnica e, em alguns momentos, dava a impressão que poderia fazer mais.
Listen to Raio-X dos clubes e as chances de classificação na Copa do Nordeste byRádio Jornal on hearthis.at
O Náutico voltou a campo com a entrada do experiente Jorge Henrique na vaga de Bryan e o meia-atacante participou da primeira investida alvirrubra, sofrendo pênalti logo aos 50 segundos. Kieza foi para a cobrança e diminuiu a vantagem. Com o ânimo após o gol, o Alvirrubro subiu a marcação e tentava agredir a equipe baiana. Contudo, bem postado na defesa, o Tricolor deu o contragolpe e foi efetivo.
Em contra-ataque aos 12 minutos, Clayson recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro para Fernandão, que completou na saída do goleiro. Mais uma vez aproveitando a deficiência do Náutico no jogo, a transição defensiva. O time não conseguia recompor de maneira veloz e deixava muito espaço.
O Timbu sentiu o gol e voltou a ficar inoperante no ataque. Sem reação, foi presa fácil para a defesa baiana. E a cada contra-ataque adversário, mais um susto. Assim seguiu até os 31 minutos, quando o jogo se tornou uma goleada. Nino Paraíba carregou desde a área do Bahia, deixou Wilian Simões no chão e teve o corredor livre pela frente. Ele levou e bateu no alto, estufando as redes. Aos 35, quase vinha o quinto gol. Clayson bateu da entrada da área e Jefferson salvou o Náutico. Um futebol que não fez valer o que o torcedor esperava e culminou com a eliminação na Copa do Nordeste 2020.
Bahia
Anderson; João Pedro (Nino Paraíba), Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio (Daniel), Ronaldo e Rodriguinho (Marco Antônio); Elber (Elton), Clayson e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado
Náutico
Jefferson; Hereda, Carlão, Rafael Ribeiro e Wilian Simões (Erick Daltro); Luanderson (Rhaldney), Jhonnatan (Lucas Paraíba), e Bryan (Jorge Henrique); Thiago, Erick (Salatiel) e Kieza. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Local: Estádio Pituaçu. Árbitro: Denis Serafim (AL). Assistentes: Esdras Mariano de Lima e Pedro Jorge Santos (ambos AL). Gols: Élber, aos 3’ do 1ºT, Rodriguinho, aos 26’ do 1ºT, Fernandão, aos 12’ do 2ºT e Nino Paraíba, aos 31’ do 2ºT (BAH); Kieza, a 1’ do 2ºT. Cartões amarelos: Flávio (BAH); Carlão e Kieza(NAU). Cartão vermelho: Carlão (NAU)