O Náutico encara o Vitória em um jogo onde nada mais importa além dos três pontos. O nível de atuação fica em segundo plano. O importante é que, de uma forma ou de outra, o triunfo venha. Para isso, o técnico Hélio dos Anjos terá que passar por vários desfalques devido a lesão que a equipe terá para o duelo. Ao todo, três jogadores já estão fora, e outros três podem se juntar a eles.
Primeiro, os problemas no ataque. Dudu, com lesão de grau dois na coxa direita, está vetado e pode passar até 20 dias fora. Vinícius e Paiva, com problemas também na coxa, aguardam o resultado dos exames, mas dificilmente terão condições de entrar em campo. Nessa lista, se junta o lateral-direito Bryan, com um problema muscular. Desta forma, abre espaço para Hereda retomar a titularidade, já que Yago Rocha, outro atleta da posição, terá que operar o ombro e não joga mais pelo Timbu na atual temporada.
No meio de campo, dois problemas na cabeça de área. Os volantes Bustamante e Jhonnatan também são dúvidas para o jogo, com grande possibilidade de serem vetados. O boliviano sofreu uma entorse no tornozelo e participou apenas de parte do treino de ontem, enquanto o companheiro de posição apresentou dores musculares. Ambos serão reavaliados hoje até momentos antes do jogo para saber se reunirão condições de atuar. Bustamante vinha como titular no time e Jhonnatan é o reserva imediato para a posição de segundo volante. Sem eles, o mais provável é que Hélio dos Anjos opte por Djavan, que oferece maior poder de marcação em detrimento a Matheus Trindade, outro atleta que também joga no setor.
Com opções reduzidas no setor ofensivo, Jean Carlos e Ruy devem formar a dupla de meias. Este último vem fazendo boas partidas, marcou um gol diante do Sampaio Corrêa e deve ganhar a posição de um dos três atacantes. E nesse trio, também deve haver mais alterações. Álvaro entrou bem contra o CRB, balançou as redes com o gol de consolação do Náutico, e deve iniciar a partida entre os titulares. Com isso, Erick e Dadá Belmonte iriam para o banco e somente Kieza segue entre os titulares.
Com 20 pontos na Série B, ocupando o 17º lugar, o Náutico trata o duelo como uma decisão que realmente é. Isso porque o Vitória é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 25. Bater o concorrente significa reduzir a distância para apenas dois pontos, uma retomada na confiança e um efeito contrário no rival. Por outro lado, uma nova derrota em casa fará com que o Leão baiano abra oito pontos de diferença e jogue um grande balde de água fria nas pretensões alvirrubras, devido ao "congelamento" do Timbu na tabela onde, neste cenário, acumularia seu quarto revés consecutivo.
O Rubro-negro baiano chega ao duelo sem o volante Lucas Cândido, que tomou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão, além do ponta Alisson Farias. Este último foi liberado pelo departamento médico, mas ainda não reúne condições de jogo e ficará em Salvador para aprimorar a parte física. Por outro lado, o Leão da Barra terá a volta do lateral-direito Van e o atacante Vico, ambos recuperados de lesão. A depender da rodada, um triunfo faz o Vitória subir até duas posições na Série B.
No décimo terceiro episódio do Na Cara do Gol, podcast do futebol pernambucano da Rádio Jornal, Alexandre Costa, Maciel Junior, Lilian Fonsêca e Marcos Leandro analisam a situação do Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro. O programa vai ao ar toda segunda-feira, no canal da Rádio Jornal no YouTube.
Náutico
Jefferson (Anderson); Hereda, Camutanga, Ronaldo Alves e Wilian Simões; Rhaldney, Djavan, Jean Carlos e Ruy; Álvaro e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos.
Vitória
Ronaldo; Léo, Wallace Reis, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Guilherme Rend, Fernando Neto e Matheus Frizzo; Thiago Lopes, Vico e Léo Ceará. Técnico: Eduardo Barroca.
Local: Estádio dos Aflitos. Horário: 19h. Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG). Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (ambos MG).