Veja como será o retorno do Santa Cruz aos treinamentos

Tricolor se organizou para a realização de 80 testes para jogadores e funcionários, e irá separá-los em grupos diferentes a depender dos resultados
Klisman Gama
Publicado em 11/06/2020 às 19:25
ARQUIBANCADAS VAZIAS Santa Cruz, Sport e Náutico ainda não sabem quando poderão receber seus torcedores nos estádios outra vez. Governo ainda não sinalizou os testes Foto: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM


O Santa Cruz vai se organizando para colocar em prática o seu retorno às atividades. O Tricolor anunciou iniciará a realização de testes para a covid-19 no elenco e funcionários - em torno de 80 pessoas - e espera ter todos os resultados até a próxima segunda-feira (15). Os exames serão realizados no sistema de drive-thru nas dependências do estádio do Arruda. Dos 80 testes que o Mais Querido fará, 30 serão custeados pela Federação Pernambucana de Futebol, enquanto os demais o próprio clube providenciou em parceria com um laboratório.

“Vai ser feito através do drive-thru, o laboratório vai mandar equipe para o teste, que vai ser no Arruda. A pessoa envolvida entra por uma entrada, colhe o exame no drive-thru e sai por outra saída. Essa relação vai ser encaminhada para gente depois com o resultado de todos os atletas e nós envolvidos, em torno de 80 pessoas. Só começaremos efetivamente a juntar o grupo quando tivermos o resultado disso”, explicou o diretor médico do Santa Cruz, doutor Antônio Mário Valente.

Após definir em quais grupos os jogadores e funcionários estão inseridos - de pessoas que não contraíram a covid-19, as que contraíram e estão doentes, e as que já tiveram e não infectam mais -, o Santa Cruz dará início a fase dos treinos. Os trabalhos devem ser feitos no Centro de Treinamento Ninho das Cobras, com a montagem de estruturas provisórias para manter o distanciamento. Além do fato de que cada atleta terá que levar seu próprio material de treino, garrafa de água, e não compartilhará nada com os demais companheiros. A ideia é de formar grupos de, no máximo, seis jogadores para cada atividade, a serem realizadas em horários diferentes.

“Vamos inicialmente trabalhar com grupos reduzidos e controlados. Usaremos as dependências do CT preferencialmente e nessa fase inicial por acharmos de mais fácil controle, por ser uma área mais aberta. Vamos usar estações, montar tendas e locais próprios para atividades localizadas com grupos em horários diferentes, com os responsáveis também por cada grupo se envolvendo apenas com esse grupo inicialmente”, acrescentou.

Por outro lado, o doutor Antônio Mário Valente explicou os cuidados que o Tricolor vai mantendo para acompanhar, no dia a dia, a situação de saúde do plantel e funcionários. Diariamente, todos precisarão preencher um questionário sobre como estão se sentindo fisicamente, se apresentam algum sintoma que possa levar à suspeita do novo coronavírus. A partir daí, caso haja alguma compatibilidade de sintomas, esta pessoa será separada dos demais e será levada para realizar o teste da doença.

“A demanda por novos testes provavelmente precisaremos fazer, tendo em vista uma janela imunológica de 14 a 15 dias. Durante esse processo, se alguém demonstrar no preenchimento dos protocolos de perguntas e investigações, à noite quando chegar em casa, vão nos responder todos os atletas os envolvidos. Se estiver ok, ele comparece ao clube no outro dia e a gente continua com esse processo. Se não, ele será afastado vai ser feito a testagem e vamos colocá-lo no grupo correspondente”, concluiu o diretor médico do Santa Cruz.

TAGS
Santa Cruz Futebol Clube futebol esportes coronavírus covid-19 Campeonato Pernambucano Copa do Nordeste
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory