O sucesso de uma empresa costuma estar ligado à sua influência no mercado em que atua e aos resultados financeiros provenientes do trabalho realizado, mas é na qualidade da equipe, que fez do Escritório de Advocacia Coelho & Dalle figurar pela quinta vez no ranking da consultoria global GPTW (Great Place To Work). "Nós fazemos investimentos em treinamento e capacitação dos nossos associados, com incentivo financeiro do escritório em cursos dentro e fora do país", afirma Kelma Collier, sócia do Coelho & Dalle.
A cultura de investir no desenvolvimento das pessoas está no DNA da organização. Isso porque o escritório possui um plano de carreira aos profissionais, "cujas progressões de níveis são alcançadas por desafios traçados no início de cada semestre", complementa.
O Coelho & Dalle Advogados foi fundado em 2007, no Recife. Ao longo desses 16 anos de atuação, há o incentivo a práticas de uma gestão participativa e horizontal, que se expande a outras duas filiais. Em São Paulo, iniciada em 2014, para atender demandas nas Regiões Sul e Sudeste do País. Outra foi inaugurada em Fortaleza, no ano passado. Além disso, o Coelho & Dalle oferece apoio ao estrangeiro em inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.
"O escritório incentiva a prática de uma gestão participativa e horizontal, que tem se mostrado essencial para alcançar os resultados esperados e garante maior participação dos colaboradores nos processos decisórios do escritório, permitindo enxergar com mais clareza as necessidades do time", explica Kelma Collier.
A implantação de programas voltados à diversidade e inclusão é uma boa prática de gestão colaborativa, ao dar oportunidade para que carreiras na área da advocacia sejam iniciadas e consolidadas por pessoas de diferentes origens e experiências. Ao formar uma equipe com integrantes diversos, traz diferentes pontos de vista que podem ajudar mudanças culturais no escritório.
"A existência dos Comitês, como o de Diversidade, que possui representantes das diversas áreas do escritório, engajados no debate de assuntos de interesse dos colaboradores, discussão de políticas internas e melhorias para a equipe", aponta a advogada. O outro Comitê da Coelho & Dalle é o Pro Bono e Responsabilidade Social, que pratica assessoria jurídica gratuita para organizações sem fins lucrativos, selecionadas previamente, onde atuam para áreas de primeira infância, regularização fundiária e questões de direito de família.
O Escritório também pratica ações em parceria com instituições de cuidado aos indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social, dando dignidade a essas pessoas. Os advogados presentes nos comitês são responsáveis por fomentar as temáticas, como promoção de palestras e ações internas.
Além dos citados, o escritório possui os comitês de pessoas, financeiro, qualidade, marketing, informática, tecnologia, e ética. "As reuniões do comitê ocorrem semanalmente. Mensalmente o presidente do comitê apresenta as ações realizadas aos coordenadores do escritório", comenta.
Manter a cultura de uma empresa dentro do contexto de mudanças a todo instante é um desafio, principalmente com os avanços tecnológicos. A forma de comunicação dentro da empresa ao longo dos anos de atuação mudou bastante. Isso torna-se um aliado para um ambiente de trabalho saudável. "Após a pandemia [da Covid-19] o teletrabalho foi inserido para todo o escritório. Hoje trabalhamos com o modelo híbrido", diz Kelma Collier.
O trabalho em sistema integrado permite a comodidade no trabalho, com acesso a todas as ferramentas em qualquer local onde o colaborador estiver. Nos dias em que a ida é necessária, há a interação entre os profissionais. Conforme a sócia, outro ponto interessante para estabelecer um bom ambiente de trabalho é a flexibilidade na escala.
"Conseguimos ajustar os horários sempre que há uma necessidade particular", considera. O equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal proporciona o maior desempenho do profissional no trabalho, comentada no retorno dos colaboradores e dos clientes. Os funcionários recebem feedbacks trimestrais, além de terem a facilidade em expor suas considerações diariamente e também por meio de ferramentas, como o GPTW. Já os clientes, anualmente, respondem uma rápida pesquisa denominada NPS (Net Promoter Score), quando somos avaliados por aqueles que nos confiam suas necessidades diárias.