Quem conhece Ciro Nogueira de longa data não tem dúvida: o ministro colocou o que ainda resta de seu prestígio político à prova para tentar ajudar Jair Bolsonaro a sair da refrega com o STF. Em bom português, se Bolsonaro puxar a escada e ele ficar pendurado no pincel, como ficou recentemente Arthur Lira, Nogueira passará a cuidar apenas dos interesses de seu PP e de seu Estado (ou seja, de seu futuro eleitoral) na Casa Civil. Porém, se domar a fera, ele até cogitaria abrir mão da candidatura ao governo do Piauí para permanecer no Planalto.
Chega
Ciro Nogueira se encontrou com Luiz Fux e falou em "harmonia entre os Poderes". A meta imediata do ministro da Casa Civil seria convencer Bolsonaro a parar de ameaçar o Supremo e de atacar ministros, inclusive com palavrões.
É difícil
Não será fácil. Um governista muito próximo do presidente explica que Bolsonaro pode até desistir da história de pedir o impeachment de ministros do STF. Mas não de seu "compromisso com os apoiadores" de combater a "ditadura da toga"
Ventríloquo
Como mostrou a Coluna em março, Bolsonaro aplica amplamente a receita do americano Steve Bannon para se manter no Planalto: ocupar o noticiário com "factoides", declarações polêmicas, ataques e bravatas. O STF, claro, não sairá tão facilmente da linha de tiro.
Em...
A ministra Flávia Arruda promoveu reunião do colega Marcelo Queiroga da Saúde com a Frente Parlamentar da Saúde e a bancada feminina da Câmara para discutir uma MP que permitirá o tratamento oncológico via oral.
...busca...
A ministra da Secretaria de Governo decidiu organizar o encontro para dar maior transparência à busca da solução para tema que afeta milhões de pessoas em todo o Brasil
...da solução
A reunião presencial e online abre o diálogo sobre as mudanças no assunto. O ministro Queiroga se comprometeu com uma nova reunião para discutir cada ponto da MP que cria a Lei da Saúde Suplementar. E também abrirá debate com especialistas e grupos da sociedade civil.
Segura aí
Mais de 70 entidades assinam um manifesto que foi entregue a Lira, Pacheco e líderes partidários do Congresso contra o novo Código Eleitoral. Entre os signatários, estão órgãos da OAB, da CNBB, a Transparência Partidária e movimentos de renovação.
Seja...
Um jantar na terça-feira, 17, encaminhou a filiação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ao PSD, do ex-ministro Gilberto Kassab.
...bem-vindo
Pacheco foi recebido em encontro promovido pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE) para celebração do aniversário de 61 anos de Kassab. Parlamentares, prefeitos e 9 dos 11 senadores do partido participaram. As exceções foram Omar Aziz (AM) e Otto Alencar (BA), ambos da CPI da Covid.
Estou...
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciará hoje, 19, em São Paulo, a antecipação da entrega da reforma na pista do aeroporto de Congonhas. Será a nona agenda do ministro no Estado nos últimos três meses. Pelo menos outros cinco compromissos já estão previstos para breve.
...aqui
Bolsonaro tem citado o ministro como um possível candidato ao governo do Estado, onde o presidente patina nas alianças.
* COM MATHEUS LARA
PRONTO, FALEI!
Renan Calheiros
Senador (MDB-AL)
"Em junho, por dissimulação, Queiroga defendeu na CPI o uso da máscara. Assumindo o negacionismo, agora é contra. Cai mais uma vez sua máscara."