Um grupo de empresários, do qual fazem parte Flávio Rocha (Riachuelo) e Antônio Alberto Saraiva (Habbib’s), tenta pavimentar o caminho para uma desoneração ampla da folha de pagamento. Eles entregarão manifesto, na próxima terça-feira, 23, a Arthur Lira (PP-AL) pela criação de um grupo de trabalho ou de uma comissão especial para estudar o assunto. Os empresários querem ampliar o escopo da desoneração aprovada esta semana e tornar a medida uma política fiscal permanente, sob o argumento de que ela gera empregos e aumenta a competitividade. Não há, no entanto, uma perspectiva a curto prazo para que algo assim ocorra. A intenção, por ora, é iniciar o debate no Congresso.
UNIÃO
A ideia da criação de um manifesto surgiu há duas semanas, em Brasília, no evento promovido pelo Instituto Unidos pelo Brasil (IUB), que também assinará o texto.
UNIÃO 2
A ação tem apoio também da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Depois de Lira, os empresários querem levar o manifesto até Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
REMÉDIO
"Acreditamos que a reversão desse cenário [de desemprego e piora das projeções econômicas] depende de mudanças profundas em nossa cultura econômica, sendo indispensável nesse propósito a elaboração de uma política estruturada de desonerações", diz trecho do manifesto.
LEMBRA?
Lira até agora não entregou quase nada do que prometeu ao empresariado, incluindo a reforma administrativa.
DIZ AÍ
Os ministros Anderson Torres (Justiça) e Marcelo Queiroga (Saúde) participam na próxima segunda-feira, 22, em São Paulo, de jantar com empresários promovido pelo grupo Esfera Brasil. Temas a serem abordados: desmatamento e covid-19, claro
É COM ESSE...
Após renunciar ao posto de coordenador das prévias do PSDB, o senador José Aníbal (SP) oficializou seu apoio a Eduardo Leite e escancarou a divisão entre os caciques do partido no Estado. "É o candidato capaz de compor de forma republicana para votar o que é tão importante para o povo", disse à Coluna.
...QUE EU VOU
O gesto de José Aníbal esquentou ainda mais os ânimos no grupo de João Doria, que até agora não digeriu direito a exclusão de filiados nem o sistema de pesos do processo interno do PSDB. A votação ocorre amanhã, 21.
CORDEL
João Doria divulgou vídeo, na reta finalíssima das prévias tucanas, enaltecendo suas origens nordestinas. Em linguagem de cordel, a peça lembra que o pai do governador "veio lá da Bahia".
FREUD
Em entrevista na Bélgica, Lula disse que, se for eleito presidente, terá de regulamentar as redes sociais e a internet. Parece ser incontrolável o desejo do petista de controlar algum meio de expressão. Ele precisa falar mais sobre isso...
*COM CAMILA TURTELLI
PRONTO, FALEI!
Luiz Felipe Ponde
Filósofo e professor
"Se o Alckmin rifar o Estado de São Paulo para o PT pra ser vice do Lula, o PT, com a grana de São Paulo, será a gangue de ladrões mais poderosa do País."