Movido por uma paixão pelos golfinhos, pelo mar e por Fernando de Noronha, o Projeto Golfinho Rotador surgiu em agosto de 1990, com o objetivo de conservar esses elementos singulares de Pernambuco e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da biodiversidade marinha.
Ao longo dos anos, o projeto alcançou conquistas expressivas, como o registro de aproximadamente dois milhões de avistagens de rotadores na Baía dos Golfinhos, todas sistematicamente monitoradas, pesquisadas e protegidas. Os resultados positivos se refletem nas áreas ambiental, de conservação, científica, social, educacional e econômica.
Por conta das ações de preservação desenvolvidas, a quantidade de golfinhos-rotadores no Arquipélago permanece praticamente a mesma desde o ano de fundação do projeto. Os mamíferos aquáticos continuam a entrar em 95% dos dias do ano na Baía, local ideal para o descanso, reprodução e amamentação dos animais.
O sucesso alcançado pelo projeto se deve à estrutura institucional montada e à forte colaboração da comunidade local de Noronha. A organização não governamental (ONG) Centro Golfinho Rotador, sediada na ilha, é responsável por executar as ações com o patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Visando estimular o envolvimento com a comunidade e a sustentabilidade, o Projeto Golfinho Rotador utiliza como principais ferramentas o conhecimento científico, o carisma dos golfinhos e a facilidade de se explorar a vida oceânica no arquipélago de Fernando de Noronha.